segunda-feira, 31 de março de 2014

O golpe de 64 - Por quem estava dentro do Palácio do Campo das Princesas


Arraes. sob escolta militar, deixa o Palácio

DO PORTAL G1 PERNAMBUCO

As memórias do ano de 1964 marcam o advogado Ivan Rodrigues. Amigo do então governador de Pernambuco, Miguel Arraes, Rodrigues estava no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, quando os militares informaram que Arraes estava deposto. O advogado compartilhou a lembrança nesta quinta (27), no ato que rememorou os 50 anos do golpe militar de 1964 e a deposição de Arraes, na sede do Instituto Miguel Arraes, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife.

Ivan Rodrigues estava no Palácio do Campo das Princesas quando Arraes foi deposto (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Ivan Rodrigues estava no Palácio do Campo das Princesas
quando Arraes foi deposto. (Foto: Katherine Coutinho/G1)
O advogado recordou a grande movimentação de militares no entorno do Palácio do Campo das Princesas, localizado na Praça da República, região central da capital. Arraes se recusara a apoiar o regime declaradamente, como lhe fora exigido para permanecer no poder. “A certa altura, aproxima-se pelo terraço dos fundos o coronel Dutra de Castilho. Doutor Arraes desce do primeiro andar e vai ao encontro do coronel, no limite do terraço”, recorda.

Coube ao coronel informar ao governador que ele estava deposto. O respeito do militar a Arraes é algo que Rodrigues carrega na memória, assim como a resposta dada pelo governador ao ser deposto. “Arraes respondeu: ‘O senhor não tem autoridade para me depor. Sou governador do estado, eleito pelo povo de Pernambuco e somente ele pode me depor. Ou então, o senhor quis dizer que estou preso e isso o senhor pode fazer pela força’”, conta o advogado.

Entre os momentos da deposição que também marcam Rodrigues está a despedida de Arraes, após ser informado que somente a família poderia permanecer no Palácio. O governador ficou na frente do elevador do primeiro andar, fazendo questão de cumprimentar e se despedir de todos os funcionários e amigos.

Fotos do acervo do Instituto reproduziam marcos da história do ex-governador. (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Fotos do acervo do Instituto reproduziam marcos da 
história do ex-governador. (Foto: Katherine Coutinho/G1
Contexto político



A baixa adesão popular à reedição da Marcha da Família, este ano, é um sinal de que, hoje, as pessoas não mais aprovam a ideia do regime e começam a ter uma visão crítica sobre ele, aponta o presidente da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara, Fernando Coelho, que também participou da cerimônia desta quinta-feira (27). “O golpe de 1º de abril de 1964 precisa ser entendido como um episódio da Guerra Fria. Não foi um fato isolado”, destaca.

Amparo Araújo destacou importância da memória (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Amparo Araújo destacou a importância da memória.
(Foto: Katherine Coutinho/G1)

Luta pela Democracia





Tendo participado da luta armada contra o regime, a militante Amparo Araújo, ex-presidente do Movimento Tortura Nunca Mais em Pernambuco, ressalta que lembrar os fatos de 1964 não é uma comemoração, mas sim um ato para preservar a memória. “Um país que não tem memória não tem futuro. É preciso que nossos netos assumam as bandeiras de defesa do nosso país”, aponta, destacando que espaços como o Instituto auxiliam para que as violações de direitos não sejam esquecidas.

A importância do trabalho da sociedade civil na luta por seus direitos, pela memória, é essencial para a construção da democracia, defende o coordenador do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), Rodrigo Dedodato. “Nesse 1º de abril de 1964, dois jovens foram assassinados aqui no Recife, Jonas José e Ivan Albuquerque, onde hoje fica a Avenida Dantas Barreto. Há uma marca de memória exatamente naquele lugar. Isso é importante ser lembrado, pois esses jovens foram os primeiros mortos pela ditadura militar de 1964”, afirma Deodato, citando ainda as famílias que até hoje não tem respostas sobre o paradeiro de filhos e parentes.

Antônio Campos, neto de Miguel Arraes (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Antônio Campos, neto de Miguel Arraes, recordou o
casamento da mãe. (Foto: Katherine Coutinho/G1)
Memórias de família
Neto de Miguel Arraes e diretor do Instituto, o escritor Antônio Campos relembrou os momentos que marcaram a família, como o casamento da mãe, ocorrido em uma capela militar cercada por soldados. Arraes já estava preso e foi levado escoltado pelo Exército.

“Naquele dia, dizem que só quem não chorou, infelizmente, foi o capelão. Logo depois, ele foi a Dom Hélder Câmara e disse: ‘Dom Hélder, incrível, celebrei o casamento da filha da Arraes e só não chorou acho que eu’. [...] Dom Hélder disse: ‘oh, meu filho, que pena que você não chorou. O Cristo nos ensinou que devemos chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram”, conta Campos.

CRÉDITO: G1 GLOBO PERNAMBUCO / Katherine Coutinho / em 27/03/2014

G1 Pernambuco


MAIS... AINDA HOJE PUBLICAREMOS A ÍNTEGRA DO DISCURSO DE IVAN RODRIGUES.

COM ESTAS PUBLICAÇÕES, REGISTRAMOS OS 50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL E A DEPOSIÇÃO DO GOVERNADOR MIGUEL ARRAES. AMBOS ACONTECIMENTOS MUDARAM A VIDA DO PAÍS E MAIS PARTICULARMENTE DE PERNAMBUCO.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.