segunda-feira, 16 de abril de 2018

O vídeo do vereador Gil PM, as obrigações de um vereador e a falta de força política de Garanhuns

Flagra da revolta de Gil PM, por Kléber Cysneiros, em print do blog VeC Garanhuns



Kléber Cysneiros, blogueiro, flagrou o momento de revolta do vereador Gil PM no trecho de rodovia federal conhecido como Curva da Laranjeira, ou Curva da Morte. Ali, o DNIT colocou uma lombada eletrônica no intuito de acabar com os constantes acidentes, inclusive com vítimas fatais.

Parece-me que a lombada, recém instalada, sofreu com a ação de vândalos, e atualmente está sem funcionar. De lá pra cá, muitos pedidos foram feitos ao DNIT para restabelecer, dentre eles de Sivaldo Albino, Claudiano Filho e Gil PM. Contudo, nada foi feito. Lembramos que o órgão é federal e parece não estar dando muita importância ao gerente da Casa Civil do estado, a um deputado estadual e muito menos a um vereador do município.

Diante de mais um acidente (um irresponsável que, sob efeito de bebida alcoólica, estava com um monte de gente dentro de um Pálio, pelo que soube), Gil PM foi ao local com sua assessoria e o blogueiro que flagrou o piti do vereador, o vídeo está no blog de Cysneiros. Gil, revoltado, tira o paletó e, meio fora de si, diz que seu mandato não serve pra nada e ameaça renunciar. O que duvidamos!

Na verdade, precisamos de força política para resolver esta e outras situações em Garanhuns. Por isso, pergunto a Gil, quem é seu deputado federal? Não teria ele força para resolver esta pendenga no DNIT? É por esta e outras que os vereadores devem apoiar deputados que tenham compromissos com nossa cidade. Devem compreender a força política de um vereador quando repassam a um deputado os votos de seus eleitores. Neste atual momento, Garanhuns não tem nenhum deputado, estadual nem federal, e parcela grande desta culta é dos vereadores. 

Quanto ao DNIT, embora o vereador possa pedir a órgãos federais benefícios para a população do município que representa, o que se espera da edilidade, inicialmente, é cumprir suas funções que constam na constituição; legislar e fiscalizar a gestão municipal. E é justamente nestas obrigações que Garanhuns tem sentido a falta da atuação parlamentar.

Seria interessante que Gil PM, com seu estilo único, usasse a força do seu mandato para legislar a favor da população, e fiscalizasse a gestão municipal, que se encontra com obras paradas e dificuldades com o funcionalismo. 

O vídeo em questão não ajuda em nada e ninguém levou a sério. Mas eu acredito que Gil usou do recurso para mostrar a revolta de não ter sido atendido pelo DNIT, e o sentimento de impotência do mandato de um vereador diante uma demanda aparentemente simples. Como moral da história, dá para reanalisar a atuação parlamentar a partir de suas obrigações constitucionais.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.