terça-feira, 24 de novembro de 2009

Izaías pede polo têxtil para Garanhuns


O deputado Izaías Regis solicitou na Assembleia Legislatura que o governo do estado viabilize em Garanhuns um polo têxtil. Há alguns dias levantamos aqui a indagação sobre isto e o quanto seria importante para o desenvolvimento da região. O pedido de Izaías foi enviado às autoridades competentes e se trata de um veemente apelo ao Governador do Estado, Eduardo Campos, ao Secretário das Cidades, Humberto Costa, ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, e ao Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD/DIPER –, Jenner Guimarães do Rêgo. É interessante lermos o teor da justificativa:

O atual Governo do Estado tem como pilar de sua administração a interiorização do desenvolvimento, criando pólos de desenvolvimento. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, possui o órgão vinculado, a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco - AD/DIPER focado na promoção de ações em torno da captação de novos investimentos e de projetos estruturadores e impulsionadores do crescimento da economia local.
De acordo com o a AD/DIPER, o Estado concentra 16.430 empresas, sendo 12 mil no Pólo de Confecções do Agreste. O faturamento médio anual é de R$ 1,5 bilhão. O setor gera 90 mil empregos.
Existem inúmeras solicitações não somente da população de Garanhuns, mais principalmente de várias cidades circunvizinhas que nos procuram constantemente em busca de soluções para a quantidade de famílias desempregadas e que vêem na confecção (implantação de Pólo Têxtil) uma alternativa viável, tendo em vista as potencialidades econômicas. Existe a comprovação em outras cidades pernambucanas onde a economia vem se solidificando através da confecção.
A cidade pólo Garanhuns já está bem preparada para desenvolver um Pólo Têxtil - confecções diversas, haja vista já contarmos com uma Escola Técnica do SENAI, um SENAC com diversos cursos, além do clima frio que ajuda bastante a região e a enorme vontade da população em alavancar a economia doméstica e do estado.
Justifica-se a presente proposição visto que a implantação de um pólo têxtil em Garanhuns, promoverá o desenvolvimento de toda região, sendo a cidade pólo do Agreste Meridional, composta por mais de 20 municípios, contribuirá para o fortalecimento socioeconômico do estado, gerando emprego e renda para região, além da cidade dispor de mão-de-obra qualificada, com profissionais de excelente capacidade técnica na área de confecção.
Diante do exposto e considerando-se o elevado alcance social desta proposição, é que solicito de meus Ilustres Pares, aprovação para a presente Indicação, na certeza de que as autoridades acima nomeadas atendam o nosso pleito por ser justo e oportuno.
Izaías Régis
.
Agora comigo: Precisamos aproveitar esse momento para viabilizar setores econômicos e acredito que nesse contexto atual no Agreste, Garanhuns pode ser incluída como produtora de confecção, sendo necessário o incremento e o apoio estadual, técnico e político. Está de parabéns o deputado e seria interessante que a sociedade garanhuense e os órgãos representativos pudessem fortalecer esse pedido.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.