domingo, 3 de janeiro de 2010

Cultura de verdade


Dissemos uma vez aqui que atualmente se vive uma política cultural de megaeventos, que tenham que buscar rios de recursos para levar dezenas de milhares de pessoas para colocar numa praça. Isto não seria problemático se não estivéssemos de fato "esquecendo" de amparar as manifestações culturais de verdade. Aquelas que fazem parte do cotidiano da gente, e que quando bem trabalhadas também funcionam como fonte turística. Mas não! Investimos milhões de verbas públicas para dar a bandas de gosto duvidoso e bundas de fora, que incentivam o alcoolismo juvenil e alienam nosso povo.

Falamos isso por que recebemos um convite simplório mas de grande repercussão Dia 19 de janeiro, no sítio Trapiá, em Iatí, acontecerá a tradicional "Novena de São Sebastião". Tradição secular da cultura popular do Nordeste, preservada em sua versão original, naquela comunidade. Salva de fogos às seis da matina, a zabumba (banda de pífanos) tocando desde cedo até à noite, quando as rezadeiras se reúnem para uma celebração das mais antigas da cultura religiosa. Ladainhas e benditos, parte dela executada em ainda em Latim, numa prova de fé da comunidade a seu santo padroeiro. E sabem onde acontece tudo isso? na residência de Laércio Borges e Gerusa.

Muito do que se produz em nossa região ou das nossas tradições estão esperando que as verbas milionárias que existem para divulgar nossa cultura sejam sociabilizadas e desconcentradas. Há de se incentivar o côco do Castainho, o forró de Mané Xéu, as quadrilhas campeãs, nossos músicos, nossas bandas, nosso artesanato, nosso teatro, nossas festas populares de rua, São João e Carnaval, principalmente. Há também de se investir em nossa história e em nossos ícones culturais. Em Garanhuns, se alguém chegar hoje e pedir para ver uma sanfona de Dominguinhos, não tem, em lugar nenhum. E um fio de cabelo do presidente Lula? naaaaaada! Aliás, o nosso Centro Cultural é um Centro Administrativo em mais uma prova de que não estamos "nem aí" para a preservação de nossa cultura. Poderíamos ter funcionando por ali um Centro Cultural de verdade, ou ao menos voltar ao que era a bem pouco tempo atrás.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.