segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Izaías volta à berlinda

Na entrevista coletiva que Izaías Régis concedeu no intuito de se explicar sobre as acusações de desvio de verba pública do Ministério do Turismo para eventos na região, promovidos pela ACIAGAM, perguntado por mim, sobre Givaldo Calado, ex-secretário de cultura de Garanhuns e ex-presidente municipal do seu partido, PTB, que afirmava não ter passado pela prefeitura a verba de R$ 300 mil (ou seriam R$ 500 mil? já ouvi duas versões) para o São João de nossa cidade, Izaías Régis fez duras críticas políticas sobre a história do empresário hoteleiro, mas principalmente dizendo que este não teria credibilidade e era um fracassado político . Givaldo esperou o novo ano para responder ao deputado, hoje, na Rádio Marano com Marcos Cardoso, e foi contundente. Como se costuma dizer no jargão popular, devolveu na mesma moeda. Dois amigos blogueiros escreveram sobre a entrevista, e de formas e visões diferentes. Wagner Marques reproduz à seca o desabafo e o contra-ataque de Givaldo Calado, que afirma que Izaías está declínio político e traiu vários políticos locais em sua trajetória de eleições. Já Roberto Almeida analisa sobre o ângulo de visão de Izaías, e o que este deve encontrar politicamente daqui para frente. Como ambos os textos têm bastante conexão e são muito interessantes, estarei aqui reproduzindo, mais uma vez parabenizando os blogueiros pela contribuição ao debate político local, pela qualidade de suas visões sobre um tema de impacto direto em nosso cotidiano.
.
Givaldo Canta derrota de Izaías - Wagner Marques
O empresário Givaldo Calado resolveu contra-atacar as agressões feitas pelo deputado Izaías Régis (PTB), durante entrevista coletiva concedida pelo parlamentar. Givaldo esteve no programa Manhã Total, da Rádio Marano, na última terça-feira e foi categórico ao dizer por que aposta na derrota de Izaías nas próximas eleições.Givaldo lembrou o histórico de derrotas sofridas pelo deputado e conseguiu provar que Izaías está em decadência política. “Ele (Izaías) perdeu eleição para vereador, perdeu uma para deputado e outra para prefeito”, recordou. De acordo com Givaldo o que favoreceu a primeira eleição de Izaías em 2002, foi o efeito Lula. “Ele aproveitou o fato de o povo de Garanhuns não aceitar o governo Jarbas e se colocou como candidato de oposição. Além disso teve a vantagem de usar o nome de Lula, que na época teve ampla maioria dos votos na região”, justificou.Na segunda eleição de Izaías, em 2006, ele teve menos da metade dos votos de 2002. “Isso aconteceu porque o povo viu que ele não correspondeu ao anseio popular como deputado e porque naquela ocasião ele já não era o único candidato contra Jarbas/Mendonça”, disse. De acordo com o pensamento de Givaldo Calado, um político em ascensão tem 20 mil votos hoje, 25 mil amanhã e 30 mil depois. “Ele é exatamente o contrário disso. Izaías Régis é um político em queda livre. Já teve 20 mil votos em Garanhuns, depois caiu para 10 e amanhã não terá mais do que 5 mil”, contra-atacou.Givaldo também traçou um perfil de traição em Izaías. Segundo ele, não fosse o apoio recebido pelo ex-prefeito de Caetés, Zé da Luz, em 2006, Izaías hoje não passaria de um vendedor de sapatos. “Se nós subtrairmos os votos que ele teve em Caetés, digo com absoluta convicção que hoje ele não seria mais deputado. E a resposta que deu ao companheiro Zé da Luz foi tão somente a traição”.Givaldo se referiu ao posicionamento de Izaías Régis na campanha à prefeitura de Garanhuns em 2008, quando Zé da Luz foi candidato e não recebeu o apoio do deputado. Em Angelim aconteceu algo semelhante. Izaías teve o apoio de Samuel Salgado e por último ajudou na campanha do candidato de oposição, Marco Calado.Em Saloá aconteceu a mesma coisa. Izaías traiu o ex-prefeito Zé do Leite, para apoiar o candidato Gilvan Pereira. Em Brejão ele também pagou o apoio que recebeu de Sandoval em 2002 apoiando Geraldo, o candidato que tentou derrotá-lo nas urnas, mas não conseguiu.Em Correntes o deputado também traiu Edmilson Baia para ficar com Júnior Lúcio. E, além disso, hoje é intrigado de Bartolomeu Quidute em Garanhuns, que já militou junto com ele em algumas campanhas na suíça pernambucana. E o último a ser traído por Izaías foi Givaldo, que aceitou presidir o seu partido em Garanhuns e, além disso, assumiu a secretaria de cultura do município por indicação de Izaías, que mais tarde, classificou-o de homem sem credibilidade.
.
CONSPIRAÇÃO CONTRA IZAÍAS - Roberto Almeida
O deputado estadual Izaías Régis terminou o ano de 2009 sendo bombardeado por Sampainho, filho de Zé da Luz, e começa 2010 sendo atacado pelo ex-vereador Givaldo Calado. Há muitas forças querendo derrotar o petebista, único representante de Garanhuns na Assembleia Legislativa. Pelo que se vê, o parlamentar terá de ser hábil e lutar como um leão para renovar seu mandato. Além dos problemas nos outros municípios, aqui na terrinha terá de disputar votos com Zé da Luz, o vereador Sivaldo Albino possivelmente turbinado com o apoio de Raul Jungman, Sérgio Guerra e Silvino, afora nomes de fora e do Agreste, como Marcantônio Dourado, Leo Dias (filho de Romário), Alberto Feitosa (apoiado por Gedécio e o grupo do PR) e Claudiano Martins. Caso padre Aldo também saia candidato, será mais um com potencial na cidade, pois além dos prestígio pela boa administração em São Bento é muito querido como sacerdote, tendo sido vigário geral da Catedral de Santo Antônio. Política, porém, é isso mesmo e Izaías não é mais menino. Deve estar preparado para a guerra e vamos ver no que dá. Danado é se essa briga só servir para deixar Garanhuns sem representante no Legislativo Estadual.
.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.