quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O ano começa e esquenta a economia


Depois de janeiro, feriado de aniversário e carnaval, parece que agora o ano começa, ao menos é assim que trata o adágio popular. As aulas que já começaram ganham ritmo e um mundo de gente que estava de férias começa a engrenar a roda da economia. Ao menos para o comércio parece que as coisas começam a melhorar.

Conversando um dia desses com Fernando Couto, novo presidente da CDL, fiquei sabendo números impressionantes da empregabilidade do nosso comércio. O quanto da nossa economia depende das compras feitas em nossa cidade. Por isso é importante entendermos isto. Sempre temos um parente ou amigo que ganha seu salário no comércio de Garanhuns. E é importante deixarmos em nossa região o dinheiro que circula por aqui, pois ele gira do mercadinho à farmácia, vai à feira e paga a escola. Numa corrente em que a economia toda tem incremento. Mas se, por opção, as pessoas tiram de circulação esse dinheiro da nossa cidade e região, ele não volta facilmente. Para isto, é importante uma contrapartida do comércio de ter preços competitivos com outros centros urbanos. Parece complicado mas não é. Imagine simplesmente que você compra na farmácia da esquina, os funcionários daquela farmácia compram na padaria e os funcionários da padaria são clientes seus. Todo mundo ganha e assim existe o incremento. Numa visão macro também é assim, não sou economista mas sei que o dinheiro que circula numa região deve nela permanecer, e se possível recebendo a cada mês mais investimentos. É por aí!

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.