Depois de um processo de estruturação, a Fábrica de Vassouras Vitória, localizada na comunidade do Parque Fênix, no bairro de Heliópolis, passa a fabricar seus produtos de forma profissional, utilizando um maquinário adequado para o manuseio da sua matéria prima, as garrafas Pet.
O processo de produção conta com uma máquina de cortar, uma desfiladeira, uma enroladeira, uma guilhotina e um forno para fibras. Tudo confeccionado pelos alunos da Escola Técnica Municipal. O maquinário é manuseado por oito senhoras, que integram o Programa Empreender Comunidade, viabilizado pela Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Juntas, cumprem semanalmente uma carga horária de 20 horas, e produzem quatro tipos diferentes de vassouras: as mais largas, chamadas de vassourão; a vassoura comum; a artesanal e a Vassoura Vitória, a primeira peça produzida, e que dá nome a Fábrica.
Com a chegada do maquinário, são fabricadas cerca de 300 unidades do produto por mês. Todo esse material é comercializado por valores que variam entre quatro e seis reais em grosso e no varejo, nas feiras e supermercados locais. O dinheiro adquirido nas vendas é investido na compra da matéria prima, adquirida através dos catadores de material reciclado. “Nós ainda conseguimos contribuir com o meio ambiente, já que o nosso produto é ecologicamente correto, e contribui para a preservação ambiental com a reciclagem da garrafa Pet”, destaca Roberval Nunes.
“O objetivo do nosso Programa é a construção de um processo que promova a inclusão das comunidades, gerando trabalho e renda, visando a inclusão econômica, social e o desenvolvimento local de forma auto sustentável”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ornilo Lundgren. A Fábrica de Vassouras Vitória está localizada na rua Dom Avelar Brandão, nº 65, no Parque Fênix.
com informações da secretaria de comunicação social de Garanhuns