O título deste post é o que pensam os nossos e-leitores, em sua quase que absoluta maioria. Foram 81 votos, destes 70 nos disseram que aprovariam se a Igreja Católica resolver permitir o matrimônio dos padres. Nossa enquete não pede as razões e o quanto isto iria ser proveitoso. Acho que diminuiriam os casos de pedofilia no mundo envolvendo os sacerdotes. Além disso existem os padres que têm relações conjugais nas surdinas. Não sei quem, mas que tem, tem!
Outra coisa, não podemos pensar que o sexo seja pecado ou que os relacionamentos, casamentos e separações levariam bens pertencentes a Igreja, adentrando em seu patrimônio, como é comum se argumentar por aí, pois já existem ferramentas jurídicas capazes de indicar que os casamentos tenham separação de bens, quase um contrato comercial.
A vida em celibato faz com que o padre possa dar a exclusividade de sua vida ao cotidiano religioso, não dividindo as preocupações com a liturgia do seu sacerdócio com família, mulher e filhos. Por outro lado, não permite a experiência de vida que uma vida conjugal oferece.
É de fato um tema polêmico. Um dogma da Igreja Católica, mas para nossos e-leitores, não tem tanta polêmica assim não, padre deveria poder casar e constituir família. Perguntamos:
.
Você acha que padre deve casar e constituir família?
Sim 70 (86%)
Não 11 (13%)
.