Publicado originalmente em 19/02/2012
Vamos recordar agora os bons carnavais de clube em Garanhuns. Era 1990 com uma grande festa na AGA. Era assim há apenas 20 anos atrás, mas muita coisa mudou. Hoje o Jazz domina a cidade, em um grande festival que tem crescido a cada ano. O frevo quase não existe mais. Nos poucos redutos que ainda há a festa momesca pernambucana, vê-se muito pagode, axé e até forró estilizado.
Não temos mais os bailes, festa de rua, escolas de samba, blocos, troças, nem as comunidades brincam mais, com a mesma força de antigamente. Mas vê-se claramente que tem gente se movimentando para resgatar. Este ano já tivemos Pé na Bunda e Coveiros com potencial de transformar o carnaval de nossa cidade, principalmente de uma forma popular, como era no passado, onde o folião e sua alegria é mais importante que programações e atrações de palcos.
Lembro que na Vila do Quartel, ainda criança, a festa era grande com gente na rua, molha-molha, araruta, talco, bombas de água que fazíamos com canos, rostos pintados e melados, famílias que colocavam o som de casa virado pra rua, etc. Tocava Claudionor Germano, que era um ídolo. É claro que muitas pessoas gostam de carnaval, mas algumas estão adormecidas, não recordam, pois o tempo foi guardando no fundo da gaveta das recordações. Hoje é mais fácil (e mais dispendioso) viajar.

O autor do vídeo é o Franklin Holanda, que tem alguns bons videos que ele mesmo filmou naquela época, que nos diz: "O vídeo é de 1990, mais especificamente, das matinês dos dias 25 e 27 Fev 1990, onde podemos observar como se divertiam, outrora, a garotada de nossa Garanhuns, como também seus familiares."
Será que você aparece nessas gravações? rsrsrs.