RECIFE SÃO PAULO - O fim do mês de junho, ao contrário do que se imagina, não desanima os comerciantes de Pernambuco. Terminado o mês dos festejos juninos, do Dia dos Namorados e da primeira fase da Copa do Mundo da África do Sul, o comércio varejista - principalmente o do interior - vai se preparando para mais um mês de festas, e, consequentemente, de aquecimento das vendas.
Ontem começou o Circuito do Frio nas cidades de Pesqueira, Garanhuns, Triunfo, Taquaritinga do Norte e Gravatá. Criado há 20 anos, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) foi o evento que deu início ao chamado Circuito do Frio, com a realização, na época mais fria do ano em Pernambuco, de shows ao ar livre nas praças e nos parques da cidade.
Com a criação do festival, outras cidades passaram a investir em festas temáticas: Festa da Renascença (Pesqueira), Festa do Estudante (Triunfo) etc. O pioneirismo do festival e o seu público atraíram o Centro de Pesquisa (Cepesq) da Fecomércio-PE para um estudo que completa três anos. Na prática, uma sondagem de opinião em Garanhuns com os empresários e consumidores avalia a expectativa de venda e de compra da população local durante o FIG, que acontece, este ano, de 15 a 25 de julho.
Para lançar a pesquisa durante a Noite de Queijos e Vinhos, evento do Sistema Fecomércio-PE que abre oficialmente o FIG no dia 14 de julho, o Cepesq enviou sua equipe de pesquisadores nesta quarta-feira à "Cidade das Flores". A coleta dos dados será feita até o dia 10 de julho.