Em uma das áreas mais verdes e bonitas do município, onde temos ainda resquícios de Mata Atlântica, num espaço que hoje conhecemos como a sementeira municipal e ainda a "Gruta", o pessoal do CODEMA fez um brilhante trabalho de pesquisa da fauna e da flora, praticamente sem recursos e sem apoios institucionais e agora está sugerindo a criação de um parque, atitude maravilhosa!
Ali temos pássaros, animais rasteiros, fontes de água mineral, plantas diversas e ainda a natureza não desbravada. É uma questão de proteção às instâncias verdes que ainda temos!
Pega parte de uma área que seria da Serra Branca, até "as costas" do Cristo do Magano, indo àquela área oinde temos também a atual cadeia pública de Garanhuns, onde funcionou a Colônia Penal Feminina.
Detalhe: Todo o processo de pesquisa foi gratuito!
Ouvimos atentamente ao Dr. Renato do CODEMA, que tem coordenado esse trabalho, que se fez presente no Forum Pró-Garanhuns e deu uma interessante palestra relatando o trabalho da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, recebeu apoio das pessoas presentes, e mostrou que está agindo, procurando fazer o que precisa ser feito, junto com sua equipe, pesquisando, procurando, resgatando nosso meio ambiente e a auto-estima, indiretamente, de nossa comunidade.
Na próxima reunião do CODEMA será definido alguns pontos quanto ao novo parque, dentre eles o nome, e vãoaqui duas sugestões Parque Prefeito Celso Galvão ou Parque Burle Marx. O primeiro nome seria, claro, uma homenagem a um prefeito que cuidou das artes e da natureza de nossa cidade, criador do Cristo do Magano, onde, defendo que o monumento símbolo cultural e religioso de nossa cidade possa, quem sabe, se integrar ao projeto do Parque. O segundo nome é para ter um caráter nacional, com maior "chamariz" ecoturístico. As pessoas já casariam a ideia do nome a um parque. Mas é claro que poderá haver um nome popular, como temos o Pau-Pombo, que na verdade é Ruber Van der Linden. Quem sabe o Parque da Sementeira mesmo!
Parbéns Renato, conte conosco!
.