O Blog do Jamildo e praticamente todos os blogs de Garanhuns já adiantaram a notícia sobre mais uma derrota de Zé da Luz para se manter candidato. Agora foi o Tribunal Superior Eleitoral que ratificou a decisão do TRE. Jamildo abre o post do assunto dizendo que isto é uma boa notícia, acompanhem:
Boa notícia. Zé da Luz não é mais candidato a deputado estadual
O ex-prefeito de Caetés, José Luiz Sampaio, o Zé da Luz, foi julgado definitivamente pelo TSE.
Com base na Lei da Ficha Limpa, a Justiça Eleitoral Brasileira concluiu no fim da tarde desta segunda (30/08) o encerramento das questões jurídicas conforme a LEI COMPLEMENTAR Nº 135, DE 4 DE JUNHO DE 2010.
Sendo assim, o Candidato a vaga no legislativo estadual de Pernambuco, o Zé da Luz, tem sua candidatura indeferida não podendo desta forma concorrer ao pleito estadual deste ano.
Agora comigo: Como a justiça brasileira é fértil de recursos, Zé da Luz ainda pode recorrer, mas seria uma forma de ganhar tempo e ver se chega em 3 de outubro ainda em condições de ser votado, mas suas chances de ter sua candidatura aceita e se eleito, depois ser empossado, são quase nulas agora.
Zé tem dois caminhos, mantém a esperança nesse recurso e continua a campanha para oferecer a Ana Arraes e a Eduardo Campos o seu palanque e a luta por votos (Que eles não precisam tanto, estão os dois eleitos com facilidade) ou recua, economiza esse gasto com a justiça e advogados e vende sua estrutura de campanha a outro candidato.
O grupo de Zé da Luz não sei se continua unido, pois se de fato a candidatura deixar de existir pode ser que seus correligionários o acompanhem para um novo palanque, como pode acontecer também do grupo se sentir desobrigado e começar a se evadir.
É esperar pra ver. Mas uma coisa é certa. Sem a candidatura de Zé da Luz, que ultrapassaria os 10 mil votos em Garanhuns (já chegou a ter a possibilidade de mais de 15 mil), as outras candidaturas aumentam consideravelmente suas chances de sucesso na eleição. A cata dos votos será intensa. Nomes como Sivaldo, Izaías, Leonardo e Priscila tendem naturalmente a ganhar votos de Zé da Luz.
De todos, Sivaldo é o que precisa de menos votos, e pela "briga" de Zé da Luz com Izaías, não sei se os votos do caeteense migram naturalmente para o petebista. Por isso acho que Sivaldo pode ser o grande beneficiado.
Adolfo está com Marcantônio Dourado, e pelo trabalho feito politicamente na última eleição, deve também oferecer uma boa quantidade de votos ao lajedense. Outros candidatos entrarão com mais vontade agora, como Claudiano Filho, que tem apoios fortes e até comitê em Garanhuns. Lucena também aparecerá com mais votos.
Para garantir representatividade política, seria interessante nosso povo votar nos candidatos do PG - Partido de Garanhuns.
Quanto a Zé da Luz, ainda não sei a decisão da coordenação de campanha. Acho que o dia hoje será de reuniões para discutir a situação. Muito embora creio que essa análise já deve ter começado ontem, quando saiu a decisão do TSE sobre sua impugnação.
Eduardo Campos já deve estar sabendo e tenho a impressão que ele indicará a Zé da Luz o que fazer. Ele pode dizer - "Desista, mas continue aí firme e forte". Acho até que está nas mãos de Eduardo escolher um novo nome para Zé apoiar caso o caminho seja este. Pelo andar da carruagem e mais facilmente seria ficar com Leonardo Dias, mas Zé da Luz teria um compromisso moral com Sivaldo Albino que foi o principal nome a apoiá-lo na sua campanha para prefeito. O problema são as questões partidárias, que coloca os dois em palanques contrários em nível estadual.
Política é como nuvem, acho que foi o Magalhães Pinto quem disse!
.