quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Quem será o candidato do PT à prefeitura do Recife, João Paulo, João da Costa ou Maurício Rands?


João não é mais João. Mas quem manda no PT do estado não é nenhum dos dois, é Humberto!

João Paulo deixou a prefeitura do Recife nos braços do povo, altos índices de popularidade e fez seu sucessor, o Secretário do Orçamento Participativo, o plus do governo JP. Mas passada a eleição a relação azedou. Assim, como João Paulo não foi o governador, senador nem ministro que gostaria, pensa em voltar à prefeitura, vencendo as prévias internas do partido.

João da Costa é o prefeito, consequentemente teria direito à reeleição, mas sua administração está meia boca, e começa a preocupar os petistas que temem perder a capital. João da Costa ao se desvincular de João Paulo fez a travessia para o grupo de Humberto, mas não chega a ser Humbertista de carteirinha, pois em gente inclusive que diz que o prefeito tem o grupo dele, sendo uma terceira força no estado. Na verdade o PT é um partido tão dividido que tem vários outros grupos.

Prevendo dificuldades na reeleição de João da Costa e sem motivação para apoiar a volta de João Paulo, o grupo de Humberto está criando o plano B, Maurício Rands. Muito bem votado na capital, de facil trânsito no partido, Rands deixou a Câmara Federal para ganhar a visibilidade da Secretaria de Governo do governo do estado, embora Eduardo tenha avisado que não tem candidatos no seu novo grupo de auxiliares, deve ser esta a intenção.

Mas e o povo? O eleitor? Quem ele gostaria de ver defendendo a cor vermelha do partido na eleição? Perguntamos aqui no blog e deu...

Joao da Costa 6 (8%)
João Paulo 34 (49%)
Maurício Rands 29 (42%) .

Ainda podemos levar em consideração que Maurício Rands tem um grupo de apoio muito forte em Garanhuns, o que lhe deu boa margem de votos, ainda assim deu João Paulo. O ex-prefeito tem a sua imagem atrelada ao governo popular e social implementado na capital e tem mais carisma que João da Costa e Rands. Mas vencer a escolha interna dentro do PT em 2012, talvez seja mais difícil que ganhar a própria eleição.

E Eduardo, que é PSB, mete-se nessa história? Apoia o candidato do PT ou seu partido lança candidato? É bom lembrar que o vice do Recife é o socialista Milton Coelho.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.