sexta-feira, 25 de março de 2011

Presidente Eduardo Campos


O governador pernambucano mexe as complexas peças do xadrez nacional visando a faixa presidencial, talvez não em 2014, mas se der, porque não?

Altos índices de aprovação popular no estado. Influência nos estados vizinhos que têm uma boa impressão do governo pernambucano. Contaria ainda com a força nordestina ao se apresentar como um candidato da região. E na mão, um partido que cresce a cada eleição.

No sul e sudeste precisaria de uma maior exposição, e é assim que nasce a junção política com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que desponta em 2012 como um dos possíveis eleitos para o governo estadual.

Por isso, Eduardo planeja o crescimento do PSB a ponto de chegar em condições de ser lançado candidato a presidente em 2014, e como é ainda jovem, seu nome estaria em nível nacional para quem sabe, não dando na próxima eleição presidencial, tornar-se forte para outras investidas.

Por isso perguntamos, em quem você votaria em 2014? Em nossa enquete colocamos cinco nomes de grande impacto eleitoral. Excluímos apenas Lula, que consideramos hors concours, principalmente em Garanhuns e no estado. Propusemos então a enquete sem a presença dele para ver como o eleitorado se comportaria, e deu Eduardo! Talvez não com a diferença que ele gostaria, mas deu! É que para entrar numa disputa dessas, o nosso governador precisaria levar de nosso estado uma grande diferença de votos, mas considerando que é apenas uma enquete inicial, ter vencido já configura sua força política.

Tivemos 421 votos, o que mostra uma grande participação do nosso e-leitorado.

Vamos ao resultado:

Em 2014, em quem você votaria para presidente? (Lula é hors concours)

Eduardo Campos 127 (30%)
Dilma Roussef 89 (21%)
Marina Silva 75 (17%)
Aécio Neves 69 (16%)
José Serra 38 (9%)
Outro 23 (5%)
.
Agora comigo: Eduardo Campos é o governador do estado é está de bem com a população, é natural liderar a enquete. Além disso, muita gente considera um grande avanço para o estado poder ter outro presidente.
A atual Dilma Roussef, candidata natural à reeleição, está na segunda colocação, pois ainda não tem a própria imagem política definida. Sua eleição se deu pela força de Lula (principalmente) e seus discípulos, sendo Eduardo, em Pernambuco, um deles. Dilma tem a força do PT, e disputará a reeleição sentada na cadeira, o que torna muuuito difícil uam vitória da oposição. (Isto em qualquer nível)
Marina Silva está na frente dos candidatos do PSDB, Aécio e Serra. Marina ficou conhecida da população na última eleição e fez uma legião de fãs. É claro que somente um dos nomes do PSDB poderá ser candidato em 2014, a não ser que o outro deixe o partido. Serra ainda sonha, mas o momento é de Aécio, que só está atrás de Marina porque ainda não participou de uma campanha nacional. Mas tem carisma para crescer. Conta o fato também da nossa cidade não ter hoje uma forte presença do partido.

Quanto a Eduardo, contam duas possibilidades. Caso Dilma não chegue bem avaliada em 2014, o pernambucano poderia se tornar uma opção governista, que poderia perfeitamente chegar a um segundo turno, com um discurso Lulista. Tirando a verdadeira oposição da disputa polarizada da segunda fase.

Portanto não seria um projeto de oposição, mas refazer em nível nacional, a estratégia que elegeu Eduardo em Pernambuco, com dois candidatos aliados ao governo federal: O próprio Eduardo e Humberto Costa, naquela oportunidade.

Faltaria combinar com Dilma. rsrsrs

E ainda tem, claro, a dor traumática de um rompimento, já que o PSB será sempre minoritário na relação governista, polarizada com PT e o PMDB, sem espaço para crescimento federal dos partidos periféricos.

Mas, por enquanto, são ponderações sobre o que pensa o governador pernambucano.

Então é isso.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.