O Blog do Jamildo acaba de confirmar a Usina Nuclear em Itacuruba. Confira:
.
O governador Eduardo Campos, do PSB, venceu a queda de braço com o petista Jacques Wagner.
O governo bateu o martelo com relação à localização da quarta usina nuclear brasileira, que era disputada de forma acirrada por Pernambuco e Bahia. A geradora ficará na região de Belém do São Francisco, no município de Itacuruba, a 470 quilômetros de Recife.
Palavra do próprio ministro Edison Lobão, que se encontrou recentemente com Campos para antecipar a decisão.
Trata-se da primeira das três novas geradoras atômicas cuja construção foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio oficial deverá ser feito pelo Ministério de Minas e Energia em junho.
Detalhes técnicos da nova usina já foram alinhavados. A geradora terá seis reatores com capacidade para produzir 6.600 megawatts.
O custo do empreendimento será de R$ 10 bilhões. É um projeto de longo prazo. A compra definitiva do terreno está prevista para 2012.
A expectativa é que todas as licenças sejam concedidas no ano seguinte. Pelo cronograma, o início das obras ocorrerá apenas em 2015, e o da operação é estimado para março de 2020.
Para saber mais... http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/index.php
.
Agora comigo: Fomos um dos primeiros blogs em Pernambuco a levantar o tema, inclusive fazendo enquete a respeito do assunto, com resultado reprovando a iniciativa. Para isto, influenciou o desastre atômico no Japão após o tsunami.
A Usina Nuclear em Pernambuco foi tema na entrevista coletiva que o governador Eduardo Campos concedeu em Garanhuns, e na ocasião meio que desconversou, afirmando ter pedido informações a pessoas que entendem e estudam o assunto. Depois, afirmou que segundo a legislação, nenhuma Usina seria construída no Brasil no prazo de dez anos, e que por isso teria prazo para trabalhar e as pessoas poderiam ficar despreocupadas.
Na verdade, nos bastidores estava sendo travada uma disputa regional entre Pernambuco e Bahia pelo megainvestimento federal, que impactará a economia de toda a região onde está situada Itacuruba, sendo, ao lado da refinaria e do Complexo SUAPE, mais um portal para o desenvolvimento do estado.