O sabão é um produto popular, necessário à limpeza doméstica, seja em residências, estabelecimentos comerciais ou em ambientes ligados à saúde humana. Atentos a essa realidade e objetivando o fortalecimento econômico das Comunidades, bem como a contribuição com o meio-ambiente, a Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa Empreender Comunidade, vai implementar mais uma nova Fábrica de Sabão no Município. O negócio irá funcionar no Vale do Mundaú, a partir da quarta-feira dia 1º de junho, contemplando doze famílias da localidade.
Atualmente, a cidade conta com a Fábrica de Sabão Lavandeira, localizada na Comunidade da Várzea. Mensalmente a referida fábrica realiza uma produção de 600 tabletes do produto, que é comercializado na própria comunidade, em feiras, mercadinhos e mercearias do Município. Comparado a isso, a expectativa de produção da nova fábrica no Vale do Mundaú, será de 1.000 tabletes ao mês. A unidade do produto custa R$ 0,70.
“Focamos na vocação de cada Comunidade, excluímos a ociosidade das pessoas interessadas em participar do negócio, desenvolvemos economicamente a localidade e contribuímos com a vida no planeta”, ressalta, com entusiasmo, o Diretor da Escola Técnica, Roberval Monteiro.
O SABÃO – Para a confecção do sabão artesanal, são necessários: óleo comestível, soda cáustica, essência aromatizante, água e fogo, além de equipamentos como: tachos, máquina de corte e formas. Em Garanhuns, a quantidade de matéria prima, como o óleo comestível usado, tem sido elevada, haja vista que a Prefeitura conta com colaboradores, dentre eles: o Hotel Tavares Correia; Ferreira Costa; Bom Gosto; Unilever; Restaurante O Relojoeiro e a Secretaria Municipal de Educação Municipal.