Continuam como principais líderes dos partidos da União por Pernambuco:
- Jarbas Vasconcelos (PMDB)
- Sérgio Guerra (PSDB)
- Mendonça Filho (DEM)
- Raul Jungmann (PPS)
Como se vê, são as mesmas opções, e nenhuma delas, neste momento, tem motivação ou condição para disputar o governo do estado em 2014, do outro lado pode haver Humberto Costa, Armando Monteiro ou Fernando Bezerra. (ou até todos!)
Jarbas, como principal líder, seria a escolha natural, mas ainda cura as feridas de 2010, quando levou uma surra eleitoral. Mas política é a arte das composições e reflete o momento. Portanto, ...
Existem lideranças que começam a defender o nome de Jarbas para a disputa da capital, e aí podemos falar na viabilidade sobre dois aspectos:
1. João da Costa não demonstra força para se reeleger, e se tiver um candidato de oposição em um segundo turno, pode surpreender e bater o PT na capital. Jarbas ainda tem ainda os resíduos da boa administração municipal.
2. Em 2014, se não der o projeto federal, Eduardo Campos pode bater de frente de novo com Jarbas na disputa para o senado, e para o peemedebista, a última eleição ainda não foi de todo digerida. Portanto, ...
Assim, se o projeto desse certo seria o ressurgimento da liderança. E para o governo do estado, a conversa seria outra. Pois a influência do ex-governador seria multiplicada no apoio a um novo nome, que, quem sabe, pode vir de uma dissidência do atual governo estadual. É difícil, mas não impossível.
Mas se o projeto da candidatura der errado, Jarbas teria duas outras opções: Candidatar-se à Câmara, como fez Guerra, ou vestir o pijama, encerrando sua vitoriosa carreira política sem amargar uma nova derrota.