Garanhuns participa da Capacitação Regional do Garantia Safra 2011/ 2012, que será realizada na próxima quarta-feira, dia 21 de setembro, no auditório do Hotel Tavares Correia, no horário de 8 as 14 horas. O Evento realizado pela Secretaria de Agricultura Familiar, vinculada a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco, é voltado aos Presidentes de Associações Rurais, Grupo de Etnias, Conselho Técnico de Agricultura Municipal, Trabalhadores Rurais, bem como o Sindicato Patronal, Sindicato da Agricultura Familiar – SINTRAF e Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR.
Na oportunidade serão reforçados os objetivos do Garantia Safra e Processo de inscrição; discutidos Mudanças para a Safra 2011/2012, bem como dos Laudos de verificação de Perda, Relatórios Públicos, entre outros. Além de Garanhuns, as cidades de Àguas Belas, Lajedo, São Bento do Una, Angelim, Lagoa do Ouro, Bom Conselho, Jupí, Caetés, Paranatama e Capoeiras contarão com representantes no Evento.
Contemplada pelo Programa, atualmente, Garanhuns conta com 888 agricultores beneficiados com o Seguro. Uma vez prejudicado com a perda de sua safra, o pequeno agricultor recebe a importância de R$ 600, pagos em parcelas de R$ 150. “A nossa expectativa quanto à safra desse ano é de 80% da colheita”, afirma o secretário Interino de Agricultura de Garanhuns, Valdir Xavier. O Garantia-Safra é uma ação do PRONAF, criada para os agricultores que sofreram a perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.
Para participar do Programa de Seguro Agrícola é necessário ser Agricultor Familiar; ter a Declaração de Aptidão do Agricultor (DAP) ao PRONAF; residir na propriedade, a qual pode conter de 6 a 10 hectares; ter renda familiar acima de 80% oriunda da agricultura; trabalho em família e plantar lavouras de subsistência, como: algodão, arroz, feijão, mandioca e milho.