Eduardo Campos está blindado pelo PSB para não se envolver agora nas movimentações políticas nos municípios. Porém, é claro, que acompanha tudo, e na maioria das vezes, aprova, autoriza ou ordena algumas ações, como foi o caso de Garanhuns, com a destituição da comissão provisória e a indicação do prefeito de Lajedo, Antônio João, para ser o candidato em nossa cidade.
O lajedense jura de pés juntos, como se diz na gíria popular, que o governador vem subir em seu palanque, porém os políticos de Garanhuns já sabem que o governador não entra em bola dividida, parafraseando o ex-presidente Lula que adora uma parábola futebolística.
Na última campanha Zé da Luz espalhou que Eduardo Campos faria de tudo para fazê-lo prefeito. O governador não apareceu aqui, fez ouvidos de mercador e a campanha passou em branco. Aliás, a de deputado também não teve muito a força do palácio. Um pouco do esforço do governador e Zé da Luz seria prefeito ou estaria na Assembleia.
Assim, caso a base aliada conte com mais de um candidato, é provável que Eduardo de fato não queira se entranhar na política local. Pois teve quase todos aqui trabalhando para lhe dar os 93% dos votos válidos do município.
Porém, contudo, todavia, há uma diferença. A campanha de Zé da Luz parece ter nascido por aqui, sem o entrelace da executiva estadual, que desta vez, provavelmente, atendendo a ordem do governador, montou um plano estratégico do partido para todo o estado.
E Garanhuns está incluída, como estratégia para garantir aliados fiéis nas principais cidades que possam corroborar o projeto de 2014.
Por isto, partidários de Antônio João acreditam, ingenuamente ou não, que terão o governador de braços dados nas caminhadas pelos bairros da cidade, provavelmente a única chance de vitória para o socialista importado, pois as pesquisas apontam uma aprovação e um repasse de votos considerável do governador aos seus candidatos.
Enfim, perguntamos em nossa enquete sobre esta possível participação do governador, e a maioria acha que Eduardo não aparece por aqui, será ano de concentrar sua presença nas grandes cidades do país para trabalhar sua imagem de político nacional.
Vamos ao resultado:
Quanto à eleição em garanhuns, você acha que o governador...
vem participar ativamente da campanha do seu candidato. 55 (38%)
não vem a garanhuns, pois são muitos candidatos de partidos aliados. 87 (61%)
.
Total de 142 votos.