foto: Wagner Marques
De adversário histórico, o ex-prefeito Ivo Amaral virou um entusiasta do nome de Ivan Rodrigues do PSB. Em recente encontro os dois trocaram gentilezas e afirmaram que as divergências sempre ficaram no campo político, pois sempre nutriram um pelo outro profundo respeito e amizade.
O filho de Ivo Amaral, seu homônimo, está filiado também ao PSB. As delicadezas chegaram até do governador Eduardo Campos, que durante o Festival de Inverno, fê-lo uma visita na residência, onde conversaram por um bom tempo.
Seu Ivo tem acompanhado a política local atentamente e mostrou conhecimento da situação socialista, e afirmou - "Ivan é ainda o melhor nome que tem lá, se for candidato voto nele e levo o PMDB".
Ivan Rodrigues tem sido tentato por alguns amigos a colocar seu nome na disputa, colocando ordem na casa e unindo a legenda em torno de um projeto, aliás, foi com este discurso que nos últimos dois anos conseguiu levar para o partido nomes significativos da nossa sociedade para que pudessem discutir projetos e montar um grupo de trabalho que pudesse gerir a cidade no futuro.
Há alguns meses, o advogado Alexandre Marinho fez um belo texto defendendo o nome do presidente da comissão executiva do PSB local. Outras pessoas voltariam ao processo caso fosse ressuscitado o estágio anterior. Tudo isso, contando também com o apoio do governador, o projeto seria muito forte.
Porém, argumentando a idade, irá completar 83 anos em breve, Dr. Ivan, como é chamado, diz ter passado seu tempo, sendo contrariado por muita gente que o considera jovem, disposto e inteligente, mais até que muitos meninos que estão por aí.
O PSB tem encontrado dificuldades em estabilizar a candidatura do prefeito de Lajedo em Garanhuns. Tem também mais dois nomes que estão colocados, Givaldo e Nivaldo. Mas, se dentro do partido o nome de Ivan surgisse como uma missão que unisse as cabeças do município com a executiva estadual, mais a integração popular, podia ser que quebrassem a teimosia do velho socialista.
E formando uma chapa histórica e praticamente sem resistência na cidade, Ivo Amaral na vice.
Ivo Amaral foi saudado no final de semana como um dos grandes prefeitos da história, e foi dele, em suas gestões, que surgiram os dois maiores símbolos de nossa cidade e que transformaram Garanhuns, o Relógio das Flores e o Festival de Inverno.
Em tempo: Lula tem 66 anos. FHC tem 80. Miguel Arraes morreu com mais de 80. Várias personalidades da política conseguem ter esta longevidade. Ivo Amaral tem 78 primaveras, e lembra que a mãe de Dr. Ivan morreu com mais de 100, e pela saúde que se encontra, Dr. Ivan ainda vai ter muitas histórias para contar.