sexta-feira, 2 de março de 2012

Blogueiros de Garanhuns em conversa com Antônio João Dourado


O prefeito de Lajedo e pré-candidato em Garanhuns, Antônio João Dourado convidou cinco blogueiros da cidade para uma conversa. Roberto Almeida, Calvino Brasil, Wagner Marques, Kléber Cisneiros e a mim, onde de forma descontraída contou sua história política, suas experiências administrativas, seu atual mandato em Lajedo, os bons e os maus momentos como os problemas com a saúde do município e o matadouro, mas principalmente sobre sua vinda para Garanhuns, segundo ele, atendendo um pedido direto do governador Eduardo Campos, que classificou de missão.

Antônio João disse entender todas as críticas que recebeu até o momento, pois também não seria fácil de aceitar se o governador tivesse tomado decisão semelhante em Lajedo. Também fez questão de não "bater" em ninguém, Zé da Luz, Izaías e até o prefeito Luís Carlos, pois todos militaram nos últimos anos no mesmo campo, e espera no momento oportuno poder conversar, pois o projeto não é político nem pessoal para a cidade, é administrativo, trata-se de uma decisão pessoal e particular do governador de impactar Garanhuns com uma administração no seu estilo, de resultados, e por isso teria convidado o prefeito de Lajedo, devido já ter trabalhado com ele, sendo seu secretário de articulação regional. Antônio João chegou a dizer que foi treinado para dar resultado, está acostumado com os desafios que Eduardo impõe à sua equipe.

"Eduardo tem sua equipe, as pessoas que são próximas e que já demonstraram competência administrativa. Garanhuns tem sido tratada como prioridade. Ele vem e participará ativamente, ele garantiu que pode até não participar da campanha de outros municípios, mas Garanhuns é uma questão pessoal, ele vai pegar no meu braço e dizer que se não der certo, cobrem dele. E aí, Eduardo se sentirá na obrigação de investir nesta cidade como quer." - explicou Antônio João.

Estiveram também na conversa, o irmão de Antônio João, Múcio Dourado, e o gestor de GRE-Agreste Meridional, Paulo Lins, que hoje tem uma reunião de monitoramento com o governador, onde leva os dados da regional para análise e debates com o cast da educação no estado.

Antônio João não considera sua desistência, afirmou ser candidato, e disse que nem ele tem poder sobre sua candidatura, ela vem direta do governador, -"E ele estará aqui para dizer a todos do seu projeto para Garanhuns". Antônio João também analisou as pesquisas - "Não vou aparecer agora em nenhuma delas. Mas a campanha ainda vai começar. As pessoas saberão que sou o candidato do governador. Estarei em cada rua, conversando com as pessoas, da forma como estou conversando aqui."

Outros assuntos foram tocados, até para aproveitarmos sua liderança como presidente da AMUPE, como o novo piso do professor, que muitos prefeitos reclamam não poder pagar. AJD afirmou não haver dificuldade, pois o repasse do Fundeb também aumentou em 22%.

O matadouro, recentemente interditado em Lajedo, também foi explicado, e a decisão estadual de criar matadouros regionais. Lajedo deve utilizar o de São Bento do Una, que deve ficar pronto em 120 dias, porém, para isso, o de Lajedo precisa voltar a funcionar enquanto se conclui o do município vizinho. Voltaremos a tratar do tema.

Voltando a falar sobre Garanhuns, Antônio João afirmou que pesquisas encomendadas por Eduardo Campos demonstraram o que a população queria, seus anseios em vários setores. "Não foram pesquisas quantitativas, pra saber quem tem este ou aquele percentual. Foram pesquisas para analisar o que quer a população, quais são os principais problemas. Verificou-se que a geração de empregos é comum em várias classes. Também apontou uma grande auto-estima do garanhuense, que não deixa de defender esta cidade" - Afirmou o lajedense.

Ao final, AJD disse que vai conversar com todos, e gostaria que entendessem que o projeto é maior e mais abrangente, que terá Eduardo Campos em seu palanque, mas que gostaria de ver Lula, Armando Monteiro, Humberto, Ferro, entre tantos outros políticos estaduais unidos no mesmo palanque, inclusive em Garanhuns, com Zé da Luz, Izaías, Luís Carlos e até Silvino Duarte, e segundo ele, esta possibilidade existe. Difícil, mas pode acontecer, pois o próprio governador deve comandar o processo eleitoral na cidade.

Antônio João fez referências a praticamente todos os outros candidatos, sempre tratando-os por amigos. Lembrou seu trabalho na CHESF ao lado de Zé da Luz. Registrou a amizade com Izaías, e bons relacionamentos com outros políticos da cidade. Dentre muitos nomes citados, Antônio João prometeu fazer uma visita a Ivo Amaral. Já em relação a Givaldo Calado, que tem peitado a decisão estadual de lançar AJD em Garanhuns, o prefeito de Lajedo disse compreender, acha legítima, mas pelo próprio posicionamento do colega de partido e pelo que ele anda dizendo, vai ficando difícil uma aproximação, mais por conta do empresário.

Mesmo diante de críticos algozes, como fomos os blogueiros nos últimos meses, quando muitos dos políticos e outros críticos de então, deixaram de bater no prefeito de Lajedo, AJD fez questão de ressaltar que entendeu o trabalho da imprensa da cidade, não pediu que ninguém mudasse a forma de atuação, mas que todos buscassem proteger a cidade. Prometeu continuar conversando, e convidou para uma série de inaugurações em Lajedo, dia 23, com a presença do governador, em um dos momentos que marcam sua despedida da prefeitura por lá. Deve haver um momento de conversa da imprensa com Eduardo Campos.

Antônio João Dourado sabe que não será fácil, revelou ser o maior desafio de sua vida política, mas que enxerga como missão - palavra que só não foi mais citada que o nome de Eduardo Campos.

Os blogueiros resolveram, a partir desta reunião, marcar novas conversas com outros pré-candidatos, tratando igualmente a todos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.