sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cultura na Feira - Um projeto muito interessante! Programe-se para este sábado!






Fotos do projeto na feira do Arraial

A Secretaria de Cultura do Estado, a Fundarpe e a Secretaria de Cultura de Garanhuns estão viabilizando a realização de um projeto de cultura nas feiras livres do município de grande poder atrativo e interativo, trata-se do projeto CULTURA LIVRE NAS FEIRAS, que já aconteceu na CEAGA, no Mercado 18 de Agosto e na feirinha do Arraial (Oliveira Lima e adjascentes). Vários municípios do estado estão realizando o projeto, com o incentivo da Fundarpe.

Agora no Festival de Inverno a proposta foi ainda mais abrangente, e se concentrou na CEAGA, a maior feira do município, para levar atrações populares. No sábado passado, o radialista/artista Valdir Marino comandou as apresentações de diversos grupos culturais da cidade.

Neste sábado de encerramento, 21, a festa começa às 8h da manhã, do lado de baixo da CEAGA, e termina por volta das 13h. É pra curtir as apresentações tomando uma com sarapatel.

Artistas populares se apresentam com suas performances enquanto o cliente da feira faz suas compras normalmente. E a ideia é que sejam artistas ou grupos com linguagem que se encaixem no formato popular, assim, temos declamadores de cordéis, violeiros, forrozeiros, grupos de dança, e gente que interaja com o público.

Lembro que era muito comum antigamente, os violeiros, repentistas, emboladores, cordelistas e muitos outros artistas populares fazerem suas apresentações nas feiras livres. O próprio Dominguinhos na música que fez para Garanhuns, cita essa experiência -"Tocando na feira pra ganhar o pão, tudo isso é motivo de recordação, Garanhuns, Garanhuns".

Mais projetos deste tipo devem ser criados e incentivados. A cada feira, mudam os artistas, possibilitando para muita gente ter contato com um novo público, interagir, brincar, conhecer coisas novas. Pois o artista aprende muito mais em um lugar assim do que possa repassar de informação cultural. A feira é um museu a céu aberto de conhecimento popular.

Recebemos o convite para apresentar o projeto desta semana, e estaremos lá com a seguinte programação:

Forró Bom Quixote
Grupo Batuque de Garanhuns
Côco Castelo Branco
Teatro de Bonecos - Boi Danado
Quadrilha Luminar
Nando Azevedo

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.