terça-feira, 1 de maio de 2012

Garanhuns de luto! Morre José Inácio Rodrigues


Ex-prefeitos, Ivo Amaral e José Inácio


Amigas minhas, amigos meus... Era assim que Zé Inácio tratava seus ouvintes no rádio, onde apresentou por anos os programas NELSON CONVIDA e que depois virou SEMPRE NELSON, e ainda o REVENDO O PASSADO. Sua voz era a trilha sonora das noites de Garanhuns.

Radialista e professor, além de outras atividades, mostravam o quão popular era José Inácio Rodrigues, o homem de bom coração, foi um dia convidado para a política. Vereador em duas legislaturas e depois prefeito por seis anos, sofreu o desgaste de ter feito um governo em épocas de vacas magras, mais extenso que as atuais administrações, devido a um adendo constitucional , que aumentou o tempo dos mandatos. Zé Inácio, correto e honesto, chegou aos últimos meses de sua administração muito criticado, e por isto, muitas pessoas acabaram por não reconhecer os avanços que deixou para a cidade.

Mas deu tempo de ainda em vida, receber este reconhecimento. Não somou riqueza e vivia da aposentadoria.

Zé apostou em trazer grandes indústrias que pudessem empregar nossa gente, duas delas talvez tenham sido as maiores que já recebemos por aqui, a fábrica da Coca-Cola (hoje desativada) e a Refinações de Milho Brasil. Na época, o distrito industrial estava em sua plenitude, com dezenas de fábricas produzindo.
Foi também na gestão de Zé Inácio que a empresa de transportes coletivos São Cristóvão iniciou suas atividades, vindo de Minas Gerais, oferecendo transporte seguro e empregos à nossa população, que naquela época vivia das lotações, muitas delas em péssimo estado de conservação.

Vivemos também na época do ex-prefeito a valorização das festas tradicionais. Grandes carnavais ganharam nossas ruas e praças, e o São João democrático era uma grande festa. Era o Forró no Asfalto que movimentava os bairros, era o povo na rua, com quadrilhas, arraiás, comidas e bebidas típicas, e deixamos tudo se acabar. Hoje as festas são centralizadoras para milhares de pessoas.

Zé Inácio era do povo, e incentivou as festas assim. Os próprios grupos culturais montavam seus arraiás. Saudade!

Morreu o poeta. Com sua voz, embalou sonos e sonhos. Gostava de recitar poesias (MEU INESQUECÍVEL AMOR!) entre as músicas e de mandar abraços a todos os seus ouvintes, citando-os pelos nomes, e de fato parecia conhecer todos eles. Morreu sendo chamado de professor, pois mesmo diante das críticas, foi sempre um cavalheiro, sem engrossar a voz, com educação, respondia sobre qualquer das situações e defendia sua atuação à frente do executivo.

Deixou sua atual esposa Eliane, e seus enteados, os quais tratava como filhos. Da primeira esposa, Ana Maria Vila Nova, teve cinco filhos naturais.

José Inácio Rodrigues estava muito debilitado, saúde muito frágil, e sua passagem agora deve ser encarada como um descanso, devido o esforço que fazia para seguir seu caminho conosco. Resta aos seus, o conforto da saudade e da certeza que tiveram ao seu lado um homem de bem.

Em uma das suas últimas aparições públicas, o programa Radiola de Ficha lhe fez uma grande homenagem no Terraço Churrascaria, transmitido ao vivo pela Rádio Marano, e ali, grandes personalidades da cidade ditaram palavras carinhosas e de reconhecimento político ao ex-prefeito, que se emocionou várias vezes, e com a voz marcada pelos sentimentos de gratidão, quase não conseguiu se expressar.

Foi um dos momentos mais emocionantes que pude presenciar.

Debilitado, fazia hemodiálise. Já havia sofrido infarto e AVC.

Morreu Zé Inácio, 74 anos, mas fica seu exemplo de homem simples, amigo, decente... Um grande e verdadeiro professor.
.
A foto do blog de Roberto Almeida, foi tirada em julho do ano passado, no Largo do Colunata, durante a Radiola de Ficha, apresentada por Marcos Cardoso, em homenagem a Augusto Calheiros.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.