sábado, 2 de junho de 2012

Forró tradicional ou estilizado? Veja o resultado da enquete.

Primeiro é preciso destinguir. Chamou-se erroneamente o forró verdadeiro de pé-de-serra, e se convencionou que o forró pé-de-serra é composto de triângulo, zabumba e sanfona. Nisto aí até concordo, mas não se pode chamar todo forró autêntico de pé-de-serra, ele é forró e pronto! Só forró! E aí com suas variantes rítmicas como o xote, baião, xaxado, arrasta-pé, etc. E o forró verdadeiro pode colocar quantos instrumentos quiser que não vai perder sua autenticidade, o próprio Luiz Gonzaga começa "O fole roncou" com um contrabaixo irado! Tumrundundun...

Portanto, pé-de-serra é o forró com os três instrumentos, o forró que segue a linha melódica do Rei do Baião é forró simples e puro. E o forró das bandas estilizadas, distancia-se pela proposta musical, outra coisa totalmente diferente, onde as dançarinas são mais importantes que a sanfona. A linha melódica é de laboratório e as letras não têm poesia, beirando a pornografia e o incentivo ao consumo de álcool para impactar os jovens que vivem nas festas. A beleza é exaltada e a sensualidade se torna mais importante que a própria música.

Interessante notar que o forró simples hoje atinge um público mais exigente, pois as letras de Maciel, Petrúcio, Xico Bizerra e Flávio Leandro são inteligentes, evocam a beleza e o amor verdadeiro, apuradas no sentido poético. Há harmonia entre letra e música.

As letras das bandas de forró são de consumo fácil e duram somente uma temporada. Mas não se pode negar que hoje é um forró de multidão, que achou seu espaço, e os governos gastam milhões de reais com elas. Existem bandas com caché superior aos maiores nomes da Música Brasileira, e em suas agendas é difícil encaixar data. Aviões e Garota Safada são dois exemplos.

O tradicional e o estilizado são dois públicos diferentes. Na verdade o consumidor da banda de forró até curte mais o forró autêntico, já o que gosta deste, muito mais dificilmente aceita o midiático.

Para atender estes dois públicos, os governos têm feito suas programações juninas atendendo a todos, colocando na mesma noite representantes dos dois estilos. É salutar dizer que o forró de banda é incentivado pela grande mídia, as rádios, televisões, internet, dão destaque maior ao estilizado devido o grande investimento feito, pois se trata de um projeto comercial em todo o Nordeste, investimentos na mídia, coisa que o pé-de-serra não conseguirá nunca. Por isto, para equilibrar a disputa, os governos devem incentivar a música de qualidade, pois o forró de banda tem mercado e comércio o ano todo.

Procuramos saber aqui no blog, do nosso e-leitor, que tipo de forró ele prefere, e nossa tese que o forró autêntico tem seu público cativo nas classes mais esclarecidas está provado, vejam o resultado!

Qual o forró de sua preferência?

Tradicional / Verdadeiro / Pé-de-serra 214 (75%)
Estilizado / Forró de banda 69 (24%)
Total de votos: 283

Continuo achando que o forró pé-de-serra seria uma ótima alternativa para Garanhuns. Pois este público consumidor de boa formação, está insatisfeito com os rumos do São João de Caruaru.

Imaginem um grande arraiá com os maiores nomes do nosso forró a cada noite. Não pensem em milhares de pessoas, pensem num público menor, mas de bom poder econômico. Mas teria que ser um projeto criativo e original, não somente a festa pela festa: Palco, banda, barraca... Seria interessante ousar, fazer uma vila de taipa, ou coisa assim... Fogueira, comidas de milho, e coisas assim...

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.