sexta-feira, 15 de junho de 2012

Erros do PT fazem Eduardo Campos lançar seu time à prefeitura do Recife e ao governo do estado

Escolhido, mesmo que à fórceps, o candidato do PT, Humberto Costa, era de se imaginar que Eduardo Campos apoiaria o senador, e a frente popular com PT-PSB-PTB marcharia unida na capital. Ledo engano. 

O PT implodiu. E na queda, derrubou suas principais lideranças. Vendo isto, Eduardo Campos quer ir além, quer aproveitar o desequilíbrio do aliado-quase-adversário, para acabar de vez com as pretensões do partido em fazer frente ao PSB no estado. Assim, se o PT perde na capital com o seu principal nome, o baque vai ser sentido ainda por mais de uma década.

Portanto, Eduardo Campos está jogando como no xadrez, e mais uma vez mostra que é um mestre na condução do jogo político. Aliado de Lula mais que do PT, o governador conta com o apoio integral e incondicional do ex-presidente, mesmo que seja para arranhar ainda mais a estrela vermelha pernambucana. Humberto com o apoio de Eduardo e Lula seria quase imbatível, independentemente se o PT estaria unido ou não.

O PT errou feio. Tinha João Paulo, o candidato que o povo queria votar para prefeito e Humberto Costa, senador com a campanha para governador encaminhada. Unidos, seriam muito fortes no estado. Junto a eles, outras lideranças também saíram menores do processo, como o próprio prefeito João da Costa e o deputado Maurício Rands, além dos dirigentes locais que não conseguiram resolver a balbúrdia. Além disso, o PT retroage no interior do estado.

Eduardo se prepara para lançar seu candidato, aliás, tem quatro nomes, e desses quatro, no meio do bolo, já está o seu candidato a governador: Tadeu Alencar, Sileno Guedes, Danilo Cabral e Geraldo Júlio. Pode dar FBC, mas é difícil. Eduardo quer na prefeitura do Recife uma pessoa do seu estrito círculo de confiança, para fortalecer o seu projeto em 2014.

Armando Monteiro também sonha com este apoio, não acredita que Eduardo lance candidato do PSB, ou ao menos espera levar a disputa para um segundo turno e contar com o apoio do governador. Em momento algum o senador deu mostras de que poderia romper com a frente popular para se lançar candidato ao Palácio do Campo das Princesas. 

As inserções do PTB na TV mostraram os avanços do governo do estado.

Resta saber se o PT encontrará forças para continuar com a prefeitura da capital e chegar consistente na campanha de governador. 

Dos quatro nomes do governador, um deles é o candidato a prefeito da capital e outro é o candidato a governador. Eduardo Campos antecipou suas peças, e a nova cara do PSB em Pernambuco. Vem em 2014 com um nome técnico para sua própria sucessão.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.