IZAÍAS RÉGIS - PTB 14
O guia começou com a toada de Zezinho de Garanhuns, aliás, apresentou também um trecho da música na voz de Maciel Melo, que acabou funcionando mais como vinheta. Gostei de ambas. Outras trilhas foram apresentadas melhorando a plástica do programa. Foi mais positivo também na divisão de blocos. Embora ainda esteja, tecnicamente, inferior aos principais adversários. Mas, melhorou!
Os locutores reforçaram os apoios políticos de Lula, Dilma e Eduardo Campos. Falou também dos três senadores, e trouxe parte do discurso do senador Armando Monteiro no último sábado em Garanhuns.
Armando afirmou que esta parceria já tem 15 anos, de confiança e compromisso, e que Izaías tem sido um grande parceiro. Falando do candidato, o senador enfatizou o amor de Izaías por Garanhuns, sua origem humilde e o empreendedor que se transformou.
Izaías Régis, em seu pronunciamento gravado também na caminhada de sábado, disse que os ex-prefeitos de Garanhuns não tinham visão, e pregou a união pelo desenvolvimento, reforçando sua vontade de ver esta cidade diferente. "Vamos fazer a diferença!"
Algumas instituições e eventos que o município recebeu foram creditados à sua atuação parlamentar:
- Escola do SENAI
- Campus da UFRPE
- Curso de Medicina na UPE
- Festival de Música e Arte
- Festival da Jovem Guarda
- Oktobefest
- Farmácia do Lafepe
- Expresso Cidadão
- Estrada de São Pedro
Depois, a vinheta anunciou as propostas do candidato:
-Capacitação profissional, com parcerias com instituições como Sebrae, Senai, Senac, etc, e governos estadual e federal
- Criação da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito
- Construção do Polo Industrial
- Unidade de Saúde da Mulher
A candidata a vice-prefeita, Rosa Quidute tem tido espaço de destaque no guia, tendo participado em todos eles. A ex-primeira-dama disse ter mais condições de servir a população sendo vice-prefeita, com o carinho de sempre. principalmente porque conta com o apoio da presidente Dilma Roussef, exemplo do seu partido.
Populares pediram investimentos em seus bairros. Um deles sugeriu uma delegacia na Cohab III. Outro depoimento disse que Izaías trouxe o Centro de Saúde e ajudou no programa Minha Casa, Minha Vida. Um terceiro disse que Izaías representa a mudança e a renovação. Um eleitor do Castainho pediu mais indústrias para empregar os jovens da comunidade quilombola.
O diretor da UPE Garanhuns, Pedro Falcão, afirmou que Izaías está preparado para ser prefeito, tem experiência e apoios importantes, e sua passagem na Assembleia Legislativa lhe deu mais experiência.
Já que foi um depoimento, poderia ter ficado melhor produzido em estúdio, com texto mais caprichado e falando direto a quem o diretor tem influência.
Mas no geral, foi o melhor programa apresentado pela coligação.
É isso aí.
SILVINO DUARTE - PSDB 45
O programa de Silvino tem sempre uma sacada criativa. Hoje antes mesmo da abertura, uma voz popular perguntou: Silvino, qual o tema do programa de hoje? E ele respondeu, hoje vamos tratar de educação.
O ex-prefeito divide com os bons locutores a apresentação do programa, falando durante quase toda a extensão do programa, sempre relembrando seu governo e avançando nas propostas. tem funcionado muito bem. O programa não tem trazido áudios captados nas caminhadas, muitas vezes sem qualidade. Assim, na questão técnica, roteiro, edição e plasticidade com qualidade de áudio, tem ficado redondinho. Deve ter sido uma escolha não trazer a campanha de rua para dentro do programa.
Vamos ao programa.
Silvino recordou que investiu em escolas, tanto na construção quanto em reformas. E também em mobiliário escolar, merenda, livros, transporte, e mais, valorizou os professores, incentivando com abonos e reajustes. Diz ele, quase como num slogan -"Quando fui prefeito fiz assim, e agora vou fazer muito mais". Aí, geralmente, vêm as propostas.
"O que está bom pode ser melhorado". Silvino parabenizou os professores e funcionários da educação de Garanhuns pela excelente colocação no IDEB, como foi publicado na Revista Veja. E prometeu que no seu governo criará programas de incentivos, com metas e premiações.
E outros pontos de seu projeto para a educação:
- Construção de quadras e áreas de lazer nas escolas
- Educação infantil a partir dos 4 anos
- Continuidade e incremento no Programa A Criança Vai ao Cinema
- Novas Rotas de Transporte Escolar
- Ensino Integral em escolas que já possuam infra-estrutura adequada, com o segundo horário destinado a aulas profissionalizantes, culturais, esportivas e ensino de línguas, inglês e espanhol.
- Melhoria da infra-estrutura de escolas, com cronograma e atenção especial a acessibilidade
- Construção de duas novas escolas, COHAB 2 e Vale do Mundaú.
- Creches e educação infantil a partir dos 4 anos
- Veículos para transportes escolares que atendam as especificações
O programa não tem trazido depoimentos de aliados, apoios, nem seu vice, Marcelo Marçal, tem participado, ficando somente os locutores e o candidato falando com o ouvinte. E a participação em forma de perguntas de eleitores, na maioria das vezes diretas ao candidato.
PAULO CAMELO - PSOL 50
Segundo o candidato, a LOCAR (Empresa responsável por recolher o lixo urbano de Garanhuns) está para demitir 50 empregados, e a prefeitura paga R$ 800 mil mensais para a empresa realizar o serviço, o que segundo sua opinião, é um desperdício.
Em seu governo, o candidato promete recontratar os demitidos pela prefeitura e contratar outros empregados para que o município possa recolher e reciclar o lixo.
O locutor (nosso amigo Pedro Maciel) disse que Paulo Camelo é uma candidato sem amostramento, não compra votos e não paga cachaça pro eleitor.
"Paulo Camelo e seu vice, Emanuel Alcântara são candidatos genuinamente garanhuenses". - Finalizou.
ZÉ DA LUZ - PHS 31
O guia também está em alto-astral, começa sempre com uma trilha de cultura popular, talvez até com a intenção de fazer uma referência aos guias do governador Eduardo Campos, que sempre utiliza bastante poesia e música pernambucana, no estilo armorial. Aliás, as falas do governador e de Lula já não apareceram no guia de hoje, atendendo a liminar da justiça eleitoral local, como já registramos antes aqui no blog.
O alto-astral dos locutores, segundo eles, "se dá pelo crescimento em toda a cidade da candidatura de Zé de Luz, que todo mundo diz que vai ganhar as eleições". E outra coisa, disseram que o programa não abre espaço para baixarias e não fala mal dos adversários. "Isso é coisa de quem está desesperado". Provavelmente respondendo o guia anterior de Silvino Duarte.
Zé da Luz, de novo, não participou do programa (aliás, também não foi ao debate dos odontólogos na noite desta terça-feira). Os locutores estão dando conta do recado, mas o candidato tem que falar.
No programa de hoje, ouve também um tema apresentado, e coincidentemente, foi também educação. E as propostas foram as seguintes:
- Criação do programa LEVE LEITE, onde as crianças e adolescentes matriculados na rede municipal de ensino, com 90% de frequência escolar, receberão o leite em casa, que pode ser até mais, dependendo da quantidade de alunos na família. O programa será implantando no segundo semestre de 2013.
- Construção de três grandes escolas-modelo, que terão aulas tradicionais, e também teatro, música, esportes e ensino de outros idiomas.
- Construção de 7 creches na cidade.
Por hoje é só pessoal! Para verificar os guias anteriores clique no marcador GUIA ELEITORAL abaixo desta postagem.