domingo, 23 de setembro de 2012

Humberto cai pra terceiro, segundo IPMN/JC. Que tal um fato novo?


Geraldo parou de crescer, Humberto continua caindo e Daniel Coelho ultrapassa o petista. Mendoncinha está praticamente fora da disputa. De um modo geral, este é o resultado da nova pesquisa IPMN/Jornal do Commercio divulgada neste domingo.

Como em política cabe uma análise a cada novo dado, esta agora tem aponta variantes. Por exemplo, se de fato Geraldo Júlio parou de crescer, dificilmente ganha no primeiro turno. Outra, Daniel Coelho (PSDB) cresce no momento certo, e ainda não estagnou. Humberto vai despencando e pelo andar da carruagem, já que a diferença chega a seis pontos para o social democrata, ficará fora do segundo turno, numa derrota ainda mais dolorosa.

A mudança na campanha da capital foi tão grande que há dois meses o segundo turno seria entre Humberto e Mendonça Filho, e hoje seria entre Geraldo e Daniel Coelho.

Fato: A campanha petista já está derrotada.

Então porque não criar um fato novo? Mexer com o cenário. O PT errou em tudo nesta campanha de Recife, em apenas seis meses conseguiu afundar as principais lideranças do estado. Estava bem colocado com o senador para a disputa do governo do estado e tinha João Paulo com 60% dos índices de pretensão de votos dos recifenses, que queriam sua volta. O PT deu de ombros e fulcrou um projeto antidemocrático.

Até a candidatura de João da Costa era melhor, pois se naufragasse poderia ter o fracasso da eleição lançado em sua conta pessoal. Mas não, juntou as principais lideranças e levaram um nó indesatável de Eduardo Campos.

Então, pergunto, dá pra criar ainda um fato novo que possa mexer com o cenário atual que aponta para a derrota? Acho que dá, mas para isso terá que mexer com as vaidades e com a correlação de forças do partido no estado. 

Qual seria a sugestão? A renúncia de Humberto Costa em favor do seu candidato a vice, o ex-prefeito João Paulo, aquele mesmo que venceria no primeiro turno se o PT há seis meses tivesse tomado a decisão mais coerente.

Humberto volta para o senado e resguarda ainda um pouco da sua imagem sem passar pelo desastre das urnas, e João Paulo vai brigar para colocar o PT no segundo turno. Com um fato assim, pode até não dar em nada, mas ao menos bota fogo na eleição da capital.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.