Tão logo Silvino Duarte anunciou sua renúncia à condição de candidato a prefeito em Garanhuns começou a expectativa sobre para onde iriam os candidatos a vereador nas duas principais coligações que o apoiavam. E de todos, um deles seria especial, e explicamos o porquê.
Sivaldo Albino é atualmente vereador e tem uma das maiores campanhas em 2012, com grande infraestrutura de propaganda, deste material de rua, carros de som à militância, e tem nicho de votos em bairros populares e populosos.
Sivaldo foi o fiel-escudeiro de Silvino, mostrando sua fidelidade, compromisso e amizade. Portanto, se escolhesse Zé da Luz, quebraria o discurso do ex-candidato a prefeito no ato de sua renúncia, dividiria o grupo e colocaria por terra a união.
Conta também sua própria pré-candidatura a prefeito onde chegou a ser o terceiro colocado durante muito tempo, perdendo apenas para Izaías Régis e Zé da Luz. Já com a campanha iniciada de Silvino Duarte, que recebeu seu apoio, Sivaldo desfrutava de quase 10% das intenções de voto ao executivo. Muita gente acredita que se tivesse o apoio de Silvino estaria aí disputando a eleição com chances de vitória.
Outro aspecto foi sua candidatura a deputado há dois anos, onde contou com quase dez mil votos, sendo mais de 80% deles em Garanhns, e com o discurso de que era preciso enaltecer a cidade e votar nos candidatos da terra, ou seja, um discurso que ainda está vivo e sendo usado também em 2012.
Outras duas questões que creditam o apoio de Sivaldo é seu histórico como vereador, como presidente da Câmara e a oposição que fez ao prefeito Luiz Carlos, que termina seu governo desgastado.
E por fim, Sivaldo Albino não é apenas o vereador, é o responsável por um bloco de dois partidos, o PPS e o PMN, que têm candidatos que serão bem votados e que brigam por uma vaga na Câmara de Vereadores, que entenderam a escolha da liderança política. Quase em sua maioria, os dois grupos fecharam com Sivaldo Albino.
Portanto, Sivaldo Albino está com Izaías Régis, e nesta segunda-feira reúne seu grupo para formalizar o apoio ao deputado.
Outra análise que se faz importante é que Sivaldo leva um voto novo para Izaías, um voto que ele não tinha, pois Sivaldo tinha outro candidato a prefeito e outro perfil de candidatura, diferente de alguns outros candidatos a vereador que já apoiavam um ou outro de forma extra-oficial, e que portanto, o anúncio de apoio não chega a somar, pois os votos já estavam sendo pedidos. Um tipo de problema que atrapalhou a candidatura de Silvino Duarte.
Assim, Izaías tem o que festejar, pois recebe mais um apoio importante e que soma votos.