terça-feira, 2 de abril de 2013

SECA: Quase 70 toneladas de cana para os produtores de Garanhuns

Duzentos e trinta e cinco produtores rurais de Garanhuns foram cadastrados para receber a cana-de-açúcar disponibilizada por meio de uma parceria com o Governo de Pernambuco. O município receberá, por semana, 69 toneladas da cana. Um rebanho de 3.948 animais será beneficiado com o alimento, que servirá para minimizar as consequências causadas pela estiagem na região.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Rômulo Almeida, o cadastramento se deu de forma rápida e tranquila. “Isso foi possível por que fizemos um planejamento antecedendo a ação. Além disso, a equipe contava com 15 pessoas, entre técnicos da secretaria, do Instituto Agronômico de Pernambuco, o IPA, e membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, cadastrando os produtores”, detalhou.

A distribuição atinge todas as áreas do município de maneira igualitária. Na próxima sexta-feira (5), começa a retirada do bagaço. Os agricultores deverão ir até o Parque de Exposições, localizado no bairro Mundaú, onde poderão sair em direção às propriedades com o produto.

Para saber o dia exato da entrega, o extensionista rural do IPA, Pedro Balensifer, pede que os produtores fiquem atentos às datas dos canhotos entregues no ato do cadastramento. “Cada pessoa tem a data de receber o benefício. Fizemos o esquema para evitar tumultos e realizar o serviço de maneira correta”, lembra.

Moradora do Sítio Capoeiras, Sione Maria Ferreira define o programa com uma importância inquestionável. “Hoje, a cana é um dos poucos alimentos disponíveis para o gado. Com ela, nós, agricultores, não cortamos árvores como cajueiro, mangueira, jaqueira e pitombeira para dar para o rebanho, como estava acontecendo antes”, afirma.

SECOM GARANHUNS

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.