segunda-feira, 13 de maio de 2013

A REDE Sustentabilidade de Marina Silva em Garanhuns




‘SONHÁTICOS’ é um movimento suprapartidário, ou apartidário, que discute política via internet com o objetivo de, através de fóruns, contribuir com a boa política sem intervir nas posições partidárias e ideológicas de seus integrantes.

Com o ingresso de Marina Silva nesse movimento, passou-se a discutir uma alternativa partidária que possibilitasse uma candidatura em 2014, chegando a ideia de criação da REDE como ferramenta legal para participar das eleições.

“Estamos sempre atrás de respostas e não vemos o que temos de melhor para encontra-las: a diversidade étnico-cultural de nosso povo, o domínio sobre parte considerável da biodiversidade e da água doce do planeta, um território de extensão continental com uma rica variedade de biomas cujo papel é fundamental no equilíbrio climático e no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico de nosso país e do mundo.”
Mesmo sendo da natureza dos partidos políticos o confronto de posições e projetos e a disputa legítima pelo poder de Estado para realizá-los, o objetivo de permanecer no poder a qualquer custo os esvazia de suas premissas fundantes que são corresponder aos clamores e urgências da população e expressar as demandas da sociedade, de forma democrática, competente, ética e justa.

Acreditamos que as redes, como forma de agregação e organização, são uma invenção do presente que faz a ponte para um futuro melhor. A concepção de rede baseia-se numa operação democrática e igualitária, que procura convergências na diversidade. É um instrumento contra o poder das hierarquias que capturam as instituições democráticas e, ironicamente, fazem delas seu instrumento de dominação. Pois é em rede com a sociedade que queremos construir uma nova força política, com alianças alicerçadas por uma Ética da Urgência, tendo como horizonte a construção de um novo modelo de desenvolvimento: sustentável, inclusivo, igualitário e diverso.

A REDE pretende contribuir com o impulso de mudanças políticas, culturais, sociais, éticas e humanas que estão em ebulição na sociedade brasileira. Não pretendemos ser mais um participante do assalto ao Estado, mas um abrigo para forças de dentro e de fora do sistema partidário, na luta para colocar a política a serviço do bem comum. (trechos extraídos do manifesto).

A REDE em Garanhuns está sendo liderada por Genaldo Barros, ex-militante do PT e do PSOL e conta com a colaboração de algumas pessoas na coleta de assinaturas para sua formação. Além das coletas individuais, em abordagens a amigos e conhecidos, foram realizadas atividades na UPE e na FAGA com uma grande receptividade por parte da comunidade acadêmica. As assinaturas continuam sendo coletadas com foco no público em geral, quando em breve, será instalada uma tenda no centro de Garanhuns com esse objetivo.

Quem desejar colaborar na formação da REDE, fica claro que não significa filiação partidária e sim, uma assinatura de apoio que permita chegar ao número de 500 mil em todo o Brasil e ter autorizada a sua organização pelo Tribunal Superior Eleitoral; entre no site www.brasilemrede.com.br imprima a ficha, assine e siga as orientações contidas; ou entre em contato com Genaldo, pelo e-mail genaldobarros@hotmail.com, ou pelos telefones: (87) 9615-8519, 9124-6066 e 8104-8335.

*Texto enviado pelos representantes da REDE Sustentabilidade em Garanhuns

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.