A relaçāo das mulheres da zona rural com a natureza é, claro, mais próxima do que as mulheres urbanas. Guardam uma dependência extrema com os fenômenos da natureza e sāo as primeiras a sofrerem com a diminuição da qualidade de vida em decorrência dos impactos ambientais negativos. Uma seca, por exemplo, influi diretamente sobre sua vida, desde familiar, quando o marido se afasta em busca de fontes alternativas de sobrevivência, até a produtiva, quando os cultivos e os pequenos animais morrem, por falta da água.
Em 1585 já se falava e vivenciava a seca, convivemos com ela e sabemos que não iremos erradicá-la. Partindo dessa premissa o Governo Estadual em parceria com o município, implementam ações emergenciais, beneficiando as mulheres rurais. Essa foi a grande discussão no fórum de gestoras das secretarias e das coordenadorias das mulheres do semiárido, que aconteceu em Recife, na Secretaria Estadual da Mulher, comandada por Dra. Cristina Buarque. Representando Garanhuns, a socióloga Eliane Simões participou do Forum, ela que assumiu a Coordenadoria da Mulher do municípios.
O prefeito Izaias Régis foi mais além. Entendendo que essas mulheres, por serem historicamente excluídas, devem ter ações estruturantes, prevenindo situações semelhantes as que estamos passando no momento. A coordenadoria municipal de politicas para mulheres de Garanhuns, por determinação do chefe do executivo, dialogará com a secretaria de Agricultura e com órgãos estaduais, como o Prorural e Ipa, buscando propostas para minimizar os impactos da natureza sobre a vida dessas mulheres.
A ideia é fortalecer as unidades voltadas para o consumo familiar, gerenciamento da água, através das colocações das caixas de água e cisternas, capacitação para o mercado, com base na agroecologia, recuperação das áreas degradadas, incluindo capacitação, crédito e assistência técnica. Sistematizar conhecimentos e realizar ações educadoras para agirem como multiplicadoras, adequando a realidade local.
Garanhuns tem uma estimativa de 7.824 mulheres na zona rural, dessas 5.252 têm mais de 16 anos (dados da Secretaria da Mulher - Pernambuco)
Acesse o facebook da Coordenadoria da Mulher.
.