terça-feira, 28 de maio de 2013

Os eventos com o Secretário Antônio Figueira em Garanhuns

Dra. Ricarda Samara (V GERES), Antônio Figueira, Ronaldo Ferreira e Izaías Régis

Desde esta segunda-feira, 27, os moradores dos 21 municípios que compõem a V Geres, com sede em Garanhuns, passaram a ser beneficiados com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU-192. A solenidade de implantação do SAMU-192 aconteceu com a presença do secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, além de prefeitos e secretários de saúde dos municípios beneficiados. O evento aconteceu no Parque Euclides Dourado, em frente ao Hospital Dom Moura, no bairro de Heliópolis, em Garanhuns. O evento teve coordenação da Secretaria de Saúde do Estado e da V GERES - Gerência Regional de Saúde.

Ao todo, vinte e uma ambulâncias foram entregues aos municípios para atuar na região, sendo 20 unidades básicas e uma unidade de suporte avançado, que conta com estrutura e equipamentos de UTI. Para compor a equipe da frota do SAMU-192, foram criadas cerca de 200 vagas de emprego. Enquanto as unidades básicas contam com condutor e técnico de enfermagem, as unidades avançadas possuem uma equipe formada por condutor, técnico de enfermagem, enfermeiro e médico. Cada município terá uma base equipada para abrigar ambulância e equipe.

O serviço será coordenado pela Central de Regulação do SAMU da Macrorregional II, que tem sede em Caruaru. Assim, todo cidadão que precisar de atendimento móvel de urgência só precisa ligar para o número 192, que a Central de Regulação irá avaliar o caso e realizar o encaminhamento da ambulância.

AUDIÊNCIA PÚBLICA:
O secretário aproveitou a visita à cidade e coordenou também uma audiência pública sobre o Pacto pela Saúde. O encontro aconteceu no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), no bairro de Magano. Antonio Carlos Figueira recebeu os prefeitos, secretários municipais de Saúde e representantes da sociedade civil para apresentar os indicadores de saúde da região analisados pelo Pacto pela Saúde, que busca reduzir os índices de mortes consideradas evitáveis ou reduzíveis. 

Os dados são frutos de um levantamento inédito feito pela Secretaria Estadual de Saúde que, por meio de diversos indicadores básicos, como oferta de mamografia, óbitos por problemas no período neonatal e oferta de consultas especializadas, aponta os principais desafios de saúde em cada região.

Entre os índices analisados pelo Pacto pela Saúde, um dos que mais preocupa na V GERES é a cobertura de exames citopatológicos do colo do útero, conhecido popularmente como Papanicolau. Este exame pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. Praticamente todos os municípios da Região apresentam, atualmente, cobertura menor que 18% das mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, quando o ideal seria que esse percentual estivesse, ao menos, em 23%.

Por outro lado, no tocante à proporção de gestantes com 7 ou mais consultas de pré-natal, esse índice, na maioria dos municípios da Geres, é maior que 60%. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam realizadas pelo menos seis consultas nas futuras mães. Esta é uma fórmula simples para proteger a saúde da gestante e do bebê.

UPAE - Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado
À tarde, o secretário se reuniu, com os prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios da região, no terreno da Unidade de Atendimento Especializado (UPAE) de Garanhuns, localizado no Km 92 da BR 423, nº 2000. Em pauta, o funcionamento da unidade, que terá capacidade para realizar cirurgias de baixa complexidade para operações de catarata, adenóides, hérnias, entre outras, nas quais os pacientes são liberados em até 24h (hospital dia), e de alta frequência (procedimento que retira do colo do útero lesões precursoras do câncer).

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.