domingo, 2 de junho de 2013

ÉTICA: Ronaldo Fenômeno agora é empresário de jogador, dirigente e comentarista da Globo

Ronaldo é dono da agência 9ine, que trabalha o marketing de atletas e faz contatos com empresas para investimentos. Dentre seus contratados, estão Neymar, Lucas e Leandro Damião, convocados para a Seleção Brasileira que joga neste domingo contra o Inglaterra no novo Maracanã.

O Fenômeno tem se mostrado ainda melhor nos negócios que nos gramados, onde foi um craque. Ronaldo virou corinthiano para começar seus negócios, fez da camisa alvinegra um verdadeiro jornal para vender anúncios. Depois, com a 9ine, oficializou o novo ganha-pão, e hoje atua empresariando atletas. Isto não seria errado se não assumisse funções que chocam diretamente com sua atuação comercial.

A partir deste domingo, Ronaldo será um dos comentaristas da Rede Globo, analisando para milhões de pessoas e tendo que, em alguns momentos, criticar atuações, fórmulas, investimentos, dirigentes, campeonatos, desmandos... Entretanto, o ex-artilheiro faz parte de quase tudo que possa criticar.

Ronaldo é um dos integrantes do COL (Comitê Olímpico Local) e tem influência na CBF, onde dizem que quer a cadeira de presidente. Aí é que choca tudo mesmo, num grande dilema ético. Como atuar de comentarista sem a independência necessária com tantos contratos comerciais e objetivos pessoais que precisam ser tratados de uma forma clara diante da população brasileira? E com contrato de exclusividade com a Globo, fazendo futebol ao lado de Galvão Bueno, de quem é bem amigo!

Imagina-se então, que deve se ater ao jogo jogado, mas não é deste tipo de comentarista que o futebol brasileiro está precisando. A coisa desandou e com tantos boleiros analisando o futebol, a coisa maior, institucional, administrativa da CBF ficou em segundo plano, pois saber se foi ou não foi penalty virou mais importante. Precisamos de comentaristas que apontem os erros maiores, que sejam independentes e que possibilitem gerar um novo momento no futebol. Chega o ufanismo de Galvão que elogia exageradamente seus amigos, enganando o povo brasileiro, e incapaz de fazer uma crítica a quem está no poder.

Se continuar como está, Ronaldo vira presidente da CBF, continua agenciando jogador, colocando propaganda na camisa da seleção e comentando na TV os dribles fenomenais de seus atletas.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.