segunda-feira, 22 de julho de 2013

PSB estadual quer candidatura própria, e seria Tadeu Alencar.

É claro que a questão de ter candidatura própria não será debatida abertamente agora pelo PSB estadual, pois tudo depende da conjuntura nacional e a decisão do governador Eduardo Campos de disputar ou não a Presidência da República. E isto, somente em 2014. 

Eduardo tem força majoritária dentro do partido e dele sairá a decisão do nome, que poderá ser até de outra legenda, tudo vai depender das negociações que viabilizem os projetos. No Jornal do Commercio de hoje, afirma-se que há os que acreditam que se o PTB nacional apoiar Eduardo para presidente, o PSB estadual ficaria sem argumentos para não abraçar a candidatura de Armando Monteiro para governador. O jornal registra o quanto Armando tem sido correto com o governador. Ainda tem a questão do PT, e uma possível aliança de Eduardo na vice de Lula. São cenários que dependem das articulações nacionais.

Entretanto, mesmo diante destes quadros, percebe-se que o PSB pretende continuar com seu projeto governista, onde tem o gerenciamento do estado e sob o comando de Eduardo Campos transformou a administração pública.

O governador deu mostras de seu poder de repasse eleitoral ao construir a candidatura vencedora de Geraldo Júlio para prefeito do Recife. Agora, alguns nomes do partido poderiam ser alçados à candidatura para governador, e sem dúvida o nome que melhor aparece no momento é o Secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar.

Advogado, hábil politicamente, Tadeu tem dado a estabilidade necessária ao governo para que Eduardo possa avançar em seu modelo de gestão. Tadeu recebe políticos, com e sem mandato, gestores de órgãos públicos e privados, agilizando a comunicação da sociedade com o governo e maturando determinadas ações que impactam positivamente o governo. É do filho de Juazeiro no Ceará a atribuição de lidar com a imprensa, o que tem feito de forma competente, e até lhe dá visibilidade. Esta desenvoltura aliada ao projeto de Eduardo, são fundamentais para que o PSB empreenda uma candidatura própria. Ouvir Tadeu Alencar falar dá a impressão de se ouvir o próprio Eduardo Campos, tal a sincronia do pensar e do agir.

O PSB Estadual tem quadros em praticamente toda a administração estadual e aliados em todos os municípios, e em muitos deles, Eduardo Campos conta com o prefeito e a oposição, o que garante uma candidatura fortalecida em todas as regiões do estado. Por isto, muitas cabeças do PSB preferem a continuidade do projeto próprio. Eduardo sabe disso, até alimenta, já que não vai decidir nada este ano, levando todos os debates para 2014. 

Com um aliado fiel de dentro do partido no Palácio do Campo das Princesas, Eduardo teria a possibilidade de influenciar e, quase supervisionar o novo governo, garantindo a continuidade do seu modelo de gestão..

Também não acreditamos que Eduardo suba em dois palanques no estado, a não ser que dois grupos estejam vinculados a uma mesma candidatura à Presidência, e aceitem esta condição. É Eduardo quem decide, mas se ele ouvir o partido, o PSB tem candidato, e hoje seria Tadeu Alencar.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.