sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Bancada do PSB na Câmara busca fortalecimento da luta pela FAMEG

Divulgada originalmente no Blog Panorama Garanhuns, do Pastor Calvino, líder do Movimento FAMEG Já!, estamos trazendo o texto da proposta encaminhada ao Plenário da Câmara de Vereadores de Garanhuns, assinada em bloco pelos vereadores do Partido Socialista Brasileiro. Confira:

A Bancada de Vereadores do PSB junto à Câmara de Vereadores de Garanhuns sente-se com a responsabilidade de integrar-se na luta da cidadania GARANHUENSE pela reabertura da Faculdade de Medicina de Garanhuns (FAMEG), que vem sendo obstaculizada por alegações oficiais e extra-oficiais pouco convincentes e muito carentes de fundamentação séria.

Para isso, propõe aos membros da Casa Raimundo Moraes que se disponham à mobilização de todas as lideranças a quem eventualmente estejam ligados, no sentido de subscreverem uma manifestação veemente aos Ministérios da Educação e da Saúde, envolvendo todo o Agreste Meridional através dos seus segmentos políticos, empresariais, sindicais, religiosos, estudantis, sociais, etc.

A despeito da arregimentação de toda a sociedade garanhuense, por força da atuação de algumas lideranças, impõe-se ainda a ampliação deste movimento de forma a estendê-lo a todo o Agreste Meridional, uma vez que toda a região será beneficiada com a reabertura desta faculdade de medicina, sobretudo levando-se em conta as recentes declarações da Presidenta Dilma através de toda imprensa nacional, de que:

“Então fizemos um programa que se chama Mais Médicos, que faz parte do Pacto da Saúde, cujo objetivo é a expansão do número de profissionais. O primeiro objetivo é esse: a expansão do número de profissionais, e combina duas ações. A primeira ação: AMPLIAR A FORMAÇÃO DE MÉDICOS NO BRASIL. ATÉ 2017 NÓS VAMOS CRIAR MAIS 11.400 VAGAS EM CURSOS DE MEDICINA e 12 mil vagas para residências em áreas prioritárias, como: Pediatria, Cardiologia, Ginecologia e outras.”

Evidente que só existem duas formas para a criação de “11.400 VAGAS EM CURSOS DE MEDICINA”: a ampliação de vagas nos cursos atualmente existentes e/ou autorização para funcionamento de novas escolas! No caso da Fameg, trata-se de simples reabertura de uma escola pré-existente, com excelente instalações, equipe profissional e equipamentos pedagógicos adequados que já funcionara durante três períodos e preencheu todos os requisitos necessários à migração do sistema estadual para o federal, com nota “4”, nos estritos termos das normas ministeriais contidas no Edital SERES nº 001/2011 (Edital de Migração).

Por oportuno e em cumprimento à Lei nº 12.527 (Lei da Transparência), notadamente nos seus artigos nº 1º, 10 e seus parágrafos, 11º e seus parágrafos, 14º, 21º e seu parágrafo único, 32º , I e seus parágrafos, a Câmara de Vereadores do Município de Garanhuns, Estado de Pernambuco subscreve, assina e reitera os precisos termos do Requerimento nº 59/2011, de 27 de novembro de 2011, de autoria do eminente Senador Vicentinho Alves, do Estado de Tocantins, dirigido ao Ministério da Educação e até hoje nunca atendido, cujos termos são repetidos abaixo:

“Requeiro, nos termos do art.50, § 2º da Constituição Federal, combinado com o art. 90, incisos IX e X, e o artigo 216, inciso I, do Regimento Interno do Senado Federal, sejam prestadas, pelo Ministro da Educação, as seguintes informações:

a) Qual a finalidade e a quem se destina o Edital SERES nº 01/2011?
b) Quais as instituições de Educação Superior – IES, mantidas ou geridas pela iniciativa privada, atualmente sob o poder regulatório dos sistemas estaduais de ensino. Já ingressaram no MEC com solicitação objetivando a migração para o sistema federal, conforme Edital SERES 01/2011, publicado em 12 de agosto de 2011?
c) O Edital condiciona a suspensão das atividades das IES enquanto tramita o processo de migração do sistema estadual de ensino para o sistema federal?
d) Qual a razão de o MEC ter ingressado na justiça com pedido de liminar para a suspensão do vestibular do ITPAC – Instituto Presidente Antonio Carlos – Faculdade de Medicina de Garanhuns/PE, uma vez que o ítem 2.2.1 do Edital 01/2011 assegura a continuidade e a regularidade das atividades desenvolvidas pelas instituições de Educação Superior, até a deliberação do órgão federal quanto à migração do sistema estadual para o federal?
e) Existe alguma outra IES que tenha sido credenciada pelo sistema estadual de ensino, tenha requerido o recredenciamento pelo sistema federal e esteja com as atividades suspensas por iniciativa da SERES/MEC?
f) Uma vez que o Parecer nº 407, de 2011, da AGU/CGEPD/MEC confere ao ITPAC igualdade de condições com as demais Instituições de Educação Superior pertencentes aos sistemas estaduais de ensino que tenham requerido a migração para o sistema federal, porque apenas o ITPC – pelo que se tem notícia – teve as suas atividades suspensas, quando próprio MEC realizou 5 vistorias na referida IES e avaliou com nota 4 (numa escala que vai de 1 a 5) as condições de funcionamento da instituição?
g) Como o MEC pretende sanar o prejuízo causado aos mais de 1.000 alunos que se inscreveram no vestibular do ITPAC de Garanhuns/PE, realizaram as provas e agora estão impedidos de de conhecer o resultado das mesmas em razão de decisão judicial provocada pelo MEC?”

Releve-se que a Lei de Transparência não alcançara ainda, naquela data, a sua vigência, embora a circunstância não justifique a estranha falta de atendimento a um pedido de informações do Senado da República, aprovado à unanimidade pela Casa.

Diante do exposto e a justificação contida no próprio texto da proposição, os signatários esperam e confiam na sua aprovação e nas providências por parte da Colenda Mesa para o seu encaminhamento às autoridades referidas.

Sala das Sessões, em 21 de agosto de 2013

GERSON JOSÉ CARVALHO SOUZA FILHO

LUZIA CORDEIRO DA SILVA SOUZA

PAULO BARBOSA LEAL

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.