A briga entre as igrejas continua. Valdemiro Santiago deixou a igreja Universal de Edir Macedo e criou a sua própria, a Mundial. A partir daí surgiu uma rivalidade além da religião e ganhou aspectos econômicos, e vice-versa. Aliás, o ex-cunhado R.R. Soares da Igreja da Graça também é cria da Universal. O modus operandi é sempre o mesmo, redes de rádio e programas de TV para formar o fiel que deposita sua fé mensalmente nos templos.
Depois de uma série de reportagens na Record em que o apóstolo Valdemiro foi flagrado investindo o dinheiro da igreja em fazendas de gado, parece que a coisa deixou de prosperar, fiéis se afastaram, o Ministério Público investigou e as dívidas apareceram, até o ponto de atrasar pagamentos com a Rede de TV com a qual falava para o país, a Band.
Aproveitando o vacilo contratual, a multimilionária Record comprou o mesmo horário que pertencia à Igreja Mundial, e assumiu deste esta segunda, 21, nada menos que 21horas da programação do canal 21 (UHF) que pertence à Band em São Paulo, e as madrugadas do canal aberto.
Bem, agora só chorar não adianta mais. Na semana passada, Valdemiro Santiago pediu aos seus fiéis que doassem R$ 30 milhões para pagar dívidas da igreja, parece que aí ele falava a verdade.
Está na hora debater claramente estas igrejas fundadas sob o manto constitucional da liberdade de crenças, mas que aparentam terem sempre outros propósitos além de glorificar o senhor.