quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Silvino se filia ao PTB para ser candidato

Campanha de Silvino para prefeito de Garanhuns

O PTB está armando, literalmente, palanques regionais. Garanhuns está num contexto estratégico, pois o PSB de Eduardo Campos tem sido muito forte por aqui, com várias lideranças regionais. Entretanto, os trabalhistas têm o atual prefeito Izaías Régis, que para chegar lá precisou contar com uma série de apoios e montar um discurso em defesa do município, mexendo com os brios da população. Para isso, o PSB ajudou de duas formas em sua eleição. Primeiro criando o ambiente para o fortalecimento de sua candidatura, dando o mote com a desastrada inserção de Antônio João, e depois fazendo parte da coligação, levando a cara do governador para o palanque de Izaías. 

Na época da campanha, e já depois de eleito prefeito, Izaías descartou qualquer possibilidade de apoiar alguém de fora da cidade, e isto, por si só, já constrange qualquer apoio a Romário Dias, como se especulava, sob o risco de receber a mesma rejeição daquele projeto socialista. Izaías que sofre críticas nas redes sociais e em algumas classes sociais, perderia ainda mais o eleitorado que o elegeu.

Para Izaías ser prefeito, Silvino precisou sair do jogo em 2012 e Izaías recebeu praticamente 100% do grupo de Silvino. Sua renúncia definiu a eleição, e se Izaías iria ganhar ou não, é um assunto para mesa de bar. Dizem que o acordo aconteceu no escritório de Armando Monteiro no Recife, e os detalhes nunca foram revelados. Nos bastidores, sem ninguém poder provar nada, dizem que poderia ter secretaria prometida, a vaga de deputado, e até dinheiro, para bancar prejuízos da campanha. Já que não teve a secretaria de saúde, nem para um aliado do ex-prefeito, dá pra pensar que outra coisa havia sido prometida, neste caso, o apoio para a ALEPE. O nome de Sivaldo Albino também estaria sendo trabalhado naquele momento. 

Enfim, foi feita a grande união por Garanhuns, que na prática administrativa não funcionou. Izaías não deu espaços aos grupos políticos, formando um secretariado técnico e uma assessoria reduzida, em grande parte que já o acompanhava desde o tempo de deputado. Muito pouco do grupo de Silvino foi aproveitado.

Silvino se calou, não se pronunciando nem mesmo nos entreveros de Sivaldo, seu fiel aliado político, e Izaías. Parece que foi chamado para tentar colocar panos quentes, pelas frequentes denúncias do vereador, que continuam a todo vapor.

Chegamos à atualidade, com Izaías buscando um candidato a deputado que represente o governo municipal. O nome melhor colocado e que tem recebido apoios sociais é o do presidente da Câmara, Audálio Ramos Filho, fora a suspeição que Armando Monteiro poderia inserir Romário Dias em Garanhuns.

Com a entrada de Silvino Duarte e Aurora Cristina no PTB, cria-se o fato novo. O ex-prefeito volta ao jogo. É claro que a filiação tem cheiro eleitoral, pois se era só para engrossar as fileiras trabalhistas, não precisaria ser agora, dentro do período que permite a candidatura no próximo ano.

Não teria outro partido para Silvino, já que o PSB de Eduardo Campos não aceitaria naturalmente o ex-prefeito. Uma dívida eleitoral com o velho Arraes pesará sempre na conta de Silvino. 

Sivaldo não vai acompanhar o amigo para o PTB, aliás, continua com sua candidatura posta, e tem gente ligada ao governador que vê com bons olhos a movimentação do parlamentar, que há muito já poderia estar em um partido mais próximo a Eduardo Campos.

Com Silvino e Aurora, Izaías tem o argumento, como queria, de apoiar alguém da cidade. Portanto, qualquer nome do casal é melhor que Romário, mas, infelizmente, é uma candidatura que nasce de acordos políticos, longe dos olhos da população. Entretanto, ressalte-se, vivem o cotidiano da cidade e têm serviços prestados à população.

É claro que não há definição da candidatura de Silvino Duarte, ou da ex-deputada Aurora Cristina, embora a filiação sirva para isto. E os outros nomes postos na mesa, continuam trabalhando para viabilizar seus projetos.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.