domingo, 17 de novembro de 2013

DIÁRIO DE PERNAMBUCO registra Audiência Pública na Câmara de Recife sobre a FAMEG

http://www.diariodepernambuco.com.br/


Nesta segunda-feira (18), uma audiência pública vai discutir o fechamento da Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg). A iniciativa partiu dos questionamentos de alunos residentes no Recife e Região Metropolitana a respeito dos entraves para o funcionamento da unidade. A Câmara Municipal do Recife promoverá a reunião no Plenarinho a partir das 9h. Deverão ser debatidos os fatores educacionais, políticos e sociais que levaram a desautorização do funcionamento da instituição.

O fechamento da Fameg aconteceu em 2008, quando a instituição de ensino já realizara o primeiro concurso vestibular e os aprovados se preparavam para cursar o segundo semestre. Os alunos aprovados no primeiro semestre de 2008 sequer conseguiram efetivar as matrículas por conta do veto oficial. Alguns estudantes, por força de mandado judicial, puderam se transferir para outras faculdades. 

A Câmara Municipal do Recife foi procurada por alunos, funcionários e pessoas de diversas matrizes sociais e políticas de Garanhuns e regiões afetadas, signatários de abaixo assinados, solicitando apoio público à causa. Segundo os idealizadores da reunião, da data do fechamento da instituição até hoje, muitos profissionais deixaram de ser formados, enquanto Garanhuns deixa de se tornar polo médico-hospitalar e o atendimento a saúde da população, principalmente a mais carente, encontra-se fragilizado.
.
AGORA COMIGO: Uma representação de diversas instituições de Garanhuns estarão presentes na capital pernambucana nesta segunda-feira. Empresários, alunos da FAMEG, profissionais da imprensa e políticos, a exemplo de vereadores que estão dedicados à causa.

A presença do titular deste blog foi sugerida pelo próprio Presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes, afirmando utilizar este espaço para se informar sobre a situação da Faculdade de Medicina.

É importante continuar a mobilização, levando o problema para os holofotes da capital e também do sul do país, pois o que havia de ser feito em Garanhuns e região já foi feito.

Infelizmente o movimento conta com uma torcida contrária de gente que poderia contribuir mais, entretanto parece já ter se conformado com as respostas negativas do MEC.

Enquanto isto, um grupo de abnegados continua lutando pela abertura da nossa Faculdade de Medicina de Garanhuns. E esta Audiência Pública no Recife mostra que a mobilização continua aumentando e conquistando novos adeptos. São pessoas que não se conformam em ver um patrimônio educacional de ensino superior que poderia estar formando médicos para o país, e principalmente o interior do Nordeste, fechado devido a força política dos poderosos do setor.

Quanto à imprensa da capital, parece que teremos maior apoio do Diário de Pernambuco que já publicou, em sua versão on-line, esta chamada para a Audiência, enquanto que outro jornal, de grande circulação, não deu a atenção devida, mesmo visitado pelo Movimento Fameg Já, que deixou documentos e fez o convite para que pudessem voltar a Garanhuns para conferir como está aparelhada a faculdade, esperando somente a autorização do Ministério da Educação.

E outro grande meio de comunicação nacional demonstrou interesse pela situação da FAMEG, e novas informações podem surgir em breve.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.