Garanhuns é o quartel general da candidatura de Armando Monteiro. Esta é a região com mais presença e representatividade do senador candidato a governador. Izaías é o prefeito pernambucano mais próximo de Armando, que tem total liberdade para influenciar na administração municipal do seu afilhado político.
Recife é a capital do estado, e foi palco de uma reviravolta eleitoral que tirou o PT e colocou Geraldo Júlio, uma referência do governo Eduardo Campos, para administrar a cidade. Quem votou em Geraldo na verdade votou em Eduardo.
Ambas as cidades são estratégicas para seus partidos. Um diferencial que apontamos de saída é que Geraldo é um quadro técnico, um especialista, e Izaías, mesmo com a experiência de administrar seu comércio, não adentrou no estudo da administração pública, notabilizando-se mesmo como político e principalmente no legislativo.
Ambos foram eleitos sob enorme expectativa. Lá e cá. Era o discurso da mudança integral: Novos tempos.
Ambos também, neste final de ano, comparados aos governos anteriores, João da Costa e Luís Carlos, trazem avanços significativos. Comparados a si mesmos, à expectativa gerada, ficam abaixo do que se esperava. Os ex-prefeitos tinham forte rejeição, principalmente em Garanhuns. Acho até que João se reelegeria no Recife, com dificuldade, mas conseguiria a reeleição se não fossem as atrocidades políticas cometidas pelo seu partido. Mas é verdade também que tanto Geraldo quanto Izaías, chegaram neste final de ano com melhoras na aprovação popular. Ainda não a que se espera para a demanda administrativa, mas com relativa melhora.
Por tuso isto, somadas as condições políticas e administrativas, Izaías e Geraldo chegam neste final de ano em situações parecidas. Ambos têm forte potencial de ter em 2014 um ano de grandes realizações, que causem o impacto positivo decisivamente na população. Isto é importante pois, como dissemos, são duas cidades estratégicas. O candidato de Eduardo Campos, seja quem for, precisa que Geraldo Julio seja o exemplo a ser dado durante a campanha.
Izaías também! O Agreste Meridional é a região mais forte para Armando, e Garanhuns é fundamental para impactar bem, e Izaías tem tudo para fazer seu governo destravar de vez, já no início de 2014.
Eduardo no Recife e Armando em Garanhuns, têm papéis de coadjuvantes nestas administrações, mas assinam como responsáveis.