A Secretaria de Agricultura e Abastecimento iniciou nesta segunda-feira (20), o cadastramento de carregadores de mercadorias. A ação tem o objetivo de atender aqueles que trabalham com carros de mão na Central de Abastecimento de Garanhuns (Ceaga) ou em feiras livres do município. Os interessados, maiores de 18 anos, devem comparecer na sede da secretaria, localizada no Centro Administrativo, no horário de 8h às 14h, bairro Heliópolis. O prazo segue até a próxima sexta-feira (24).
De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Epaminondas Borges, os carregadores receberão colete e crachá de identificação. “É importante reforçar que após esse processo de análise e cadastro, os trabalhadores receberão uma identificação, que dará o direito de atuarem nos locais de comercialização dos produtos. Nossa expectativa é que com isso o serviço fique mais organizado. A partir do dia 16 de fevereiro, só poderá trabalhar quem estiver devidamente cadastrado. Haverá fiscalização”, detalha.
Para o ato do cadastro, é necessário estar munido de duas fotos recentes em tamanho 3x4, carteira de identidade, Comprovante de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência.
.
AGORA COMIGO: Embora não citado no texto recebido na prefeitura, outra importante resposta que se tem com este credenciamento, principalmente entre os carregadores de feira na Ceaga, é a retirada das crianças e adolescentes que fazem também este serviço, indo contra a lei, como já foi inclusive tema de reportagem aqui mesmo em Garanhuns.
Uma ação aparentemente simples de grande impacto social. Trabalho é coisa de adulto, além de outras melhorias que teremos com este controle, como higiene, profissionalização, etc.
Lembrando que a CEAGA passará por uma ampla reforma, o que deixará a feira livre mais organizada para o consumidor.