quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Garanhuns recebe oficina do Funcultura Independente‏. Tomara que dê resultado.



Na próxima sexta-feira (24) e sábado (25), Garanhuns recebe, mais uma vez, a equipe da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que realizará uma oficina de projetos visando o edital do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) Independente 2013/2014, lançado recentemente.

O edital abre espaço para a apresentação de projetos e propostas em todas as linguagens culturais, exceto audiovisual, que já dispõe de um edital específico para a área. “É uma boa oportunidade para os produtores culturais e artistas de Garanhuns, e de toda a região do Agreste Meridional, tirarem suas dúvidas sobre projetos, orçamentos, viabilidades técnicas de execução”, reforça a secretária de Cultura de Garanhuns, Cirlene Leite.

A oficina faz parte de um ciclo de capacitação e acontece de 8h às 12h e de 14h às 18h, da sexta-feira. No sábado, será de 8h as 12h, no auditório da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), localizada na avenida Caruaru, S/N, bairro Heliópolis.

SECOM GARANHUNS

.
AGORA COMIGO: Este formato de oficina para capacitar nossos artistas e produtores culturais não tem dado resultado. É preciso pensar em outras formas de fomentar a produção cultural com o incentivo da Fundarpe e do Funcultura no interior do estado. Além da burocracia em formatar o projeto, ele ainda é analisado por uma comissão que parece não ter um olhar carinhoso a quem não está na região metropolitana. 

É preciso uma mudança na estrutura, tanto lá quanto aqui. Precisamos de profissionais que elaborem os projetos, e não esperar que os artistas, que sabem fazer arte e não projetos, façam isto dentro do sistema da Fundarpe. Mesmo o Funcultura regionalizado não tem impactado positivamente a produção. Sinceramente, não temos mais o ânimo para participar destas coisas. Até a inscrição do carnaval resolvemos não participar, diante da forma concentrada como é feita a distribuição das atrações. A elaboração das programações tem segredos que não conseguimos decifrar.

A nossa produção cultural não tem recebido incentivo público, em praticamente nenhuma instância.

A Fundarpe precisa democratizar olhando para os artistas que fazem a movimentação cultural no interior do estado. E creio que caberia aos gestores culturais da região levar esta demanda ao órgão estadual.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.