Garanhuns na próxima segunda-feira, 10 de março, comemora 203 desde a Carta Régia que elevou à categoria de vila o antigo povoado, em 1811, marco do desenvolvimento do interior do Nordeste.
Para comemorar a data recentemente resgatada pela Câmara Municipal, o Instituto Histórico e a Prefeitura Municipal estão promovendo uma série de eventos, com palestras, exposições, lançamento de livros e shows culturais.
Dentre as atividades, será aberta oficialmente a casa sede do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns, que abrigará também o Museu Municipal. A casa pertenceu a vultos políticos e comerciantes de Garanhuns, como ex-prefeitos, a exemplo de Souto Filho, que se tornou a principal referência do imóvel localizado próximo à Praça Cultural Mestre Dominguinhos. A atual gestão municipal, tendo à frente o prefeito Izaías Régis, fez a cessão da casa ao Instituto, para o objetivo cultural e histórico municipal.
A restauração está em fase final de acabamento, e durou mais de dois meses. "Não foi possível a restauração completa, como gostaríamos, diante do quadro de descuido nos últimos anos, mas com muito esforço, o Instituto Garanhuns fez os investimentos necessários para esta abertura. Contamos com futuros projetos para dar continuidade às obras" - relata o presidente da Câmara de Vereadores, Audálio Filho, membro do Insituto Garanhuns.
O presidente do Instituto, o professor e historiador Cláudio Gonçalves, presidente do Instituto,afirma que a programação conta também com o apoio de outras instituições: "Teremos palestras com membros do Arquivo Público Estadual, que conta com vários documentos históricos de Garanhuns, em uma programação que resgata nosso município no tempo, aliás, em 203 anos, neste 10 de março, como sempre foi comemorado ao longo dos anos".