Os mandatos de sete suplentes que tiveram seus direitos políticos cassados durante a ditadura serão restituidos em sessão solena na Câmara de Vereadores de Garanhuns nesta sexta-feira (10), às 10h. O evento acontece durante reunião no plenário da casa legislativa. A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara estará representada pelo coordenador Fernando Coelho. Familiares e representantes dos homenageados também estarão presentes.
Durante a solenidade, serão restituidos os mandatos de suplentes Airton Diógenes Ivo Ubirajara, José Calado dos Santos, Pedro Rodrigues de Souza, João Barreto Filho e Edson de Araújo, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), além de João Gonçalves da Silva e José Vieira Azevedo, da União Democrática Nacional (UDN). Para o presidente da Câmara Municipal de Garanhuns, Audálio Ramos Filho (PSDC), o ato restitui um direito tirado pelo regime militar. "Trata-se de uma justiça histórica, a correção de uma arbitrariedade que esta legislatura, através da Mesa Diretora e demais parlamentares, realiza reconhecendo o legítimo direito de quem na época o conquistou pelo voto popular"
A sessão será aberta ao público e contará com a presença de membros da Ordem dos Advogados do Brasil-PE, Procuradoria Municipal de Garanhuns, Ministério Público, Defensoria Pública, Diocese de Garanhuns e Justiça Eleitoral