Teve início no último dia 22, a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até 09 de maio. A Coordenação Regional do Programa Nacional de Imunizações da V GERES - Gerência Regional de Saúde, coordenado pela enfermeira Emília Santiago Silvério, esteve reunindo os profissionais da regional, em Reunião Preparatória, na AESGA, onde passou as informações sobre a campanha.
Conforme o Ministério da Saúde a vacina está disponível nos postos de saúde para os seguintes grupos prioritários:
- indivíduos com 60 anos ou mais de idade
- os trabalhadores de saúde
- os povos indígenas
- as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)
- as gestantes ( qualquer idade gestacional)
- as puérperas (até 45 dias após o parto)
- os grupos portadores de doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais que são cadastrados e atendidas regularmente nas Unidades Básicas. Devem dispor de uma prescrição médica para garantir a vacinação.
- a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
A gestora da V GERES, Dra. Ricarda Samara, pede o apoio da imprensa regional: "É importante que haja ampla e prévia divulgação em todos os meios de comunicação como jornais, rádios, televisão para informar e mobilizar a população sobre a vacina e aumentar a adesão".
Na reunião preparatória, foi apresentado o Informe Técnico sobre a Campanha de Vacinação contra Influenza, com a presença dos representantes dos 21 municípios como: Coordenador de PNI, Coordenador de Atenção Básica, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem das Unidades Básicas de Saúde e com a participação da Vigilância em Saúde da V GERES.