sábado, 10 de maio de 2014

Bacia Leiteria pernambucana terá Plano de Desenvolvimento‏. SAIBA MAIS!


A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - CONDEPE/FIDEM, em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), inicia nesta segunda-feira (12) os trabalhos para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Área de Influência do Município de Bom Conselho. Com recursos na ordem de R$ 246.426,82, dos quais 95% são oriundos do Ministério da Integração, por meio da SUDENE e o restante da contrapartida do Governo do Estado, a iniciativa visa apoiar o fortalecimento de processos de desenvolvimento local sustentável de Pernambuco.

Compreender o atual quadro econômico e social da Bacia Leiteira é o principal objetivo do Plano que visa, a partir da análise do raio de influência do complexo industrial Perdigão/Batavo no município de Bom Conselho, traçar diretrizes que auxiliarão gestores públicos locais, entes privados e população na gestão eficiente dos recursos, organização e planejamento da região. Os municípios de Águas Belas, Buíque, Iati, Itaíba, Pedra, Saloá, Terezinha, Tupanatinga, Venturosa, Brejão e Lagoa do Ouro também integrarão o estudo, cujo critério de análise se deu pelo potencial produtivo de leite registrado nos últimos anos. 

O estudo será realizado em cinco etapas. Nesta primeira, os técnicos realizarão a mobilização de representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada, bem como o desenvolvimento da metodologia do estudo. De acordo com o técnico da Gerência de Apoio à Articulação Regional da Agência CONDEPE/FIDEM, Glieldson Alves, o Plano possibilitará a proposição de futuros projetos, nas mais diversas áreas. "Como este estudo será realizado de forma integrada com os atores locais, ele permitirá entender as reais demandas da região, uma vez que serão identificados os problemas e as potencialidades de cada município. Além disso, o Plano não se restringe ao diagnóstico dos produtores de leite, mas de todo o contexto socioeconômico e logístico da área. Sendo assim, a partir dos dados contidos no documento, será possível elaborar políticas públicas mais direcionadas", ressalta.

As outras etapas consistem na realização de oficinas de diagnóstico, elaboração de propostas e validação das diretrizes. Segundo o coordenador executivo do projeto, Paulo da Fonte, a área de abrangência do estudo poderá sofrer alteração no decorrer da mobilização e oficinas. "Se no decorrer dos trabalhos percebermos que algum município possui uma rede de influência significativa com o área estudada, poderemos incluí-lo no Plano", salienta.

O Plano de desenvolvimento Sustentável da Área de Influência do Município de Bom Conselho integra os trabalhos de apoio ao desenvolvimento local e regional, de forma sustentável, realizados pela Agência CONDEPE/FIDEM. Com duração de seis meses, as ações garantem o fortalecimento de organizações sociais e econômicas, facilitando o acesso delas às políticas públicas. Ainda de acordo com o coordenador, o projeto surge como mais uma ação estratégica do Governo para proporcionar o avanço na economia, ampliando sua capacidade de gerar novas oportunidades e melhorar a qualidade de vida da população.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.