domingo, 25 de maio de 2014

Os candidatos de Izaías


Já não é segredo que três pré-candidatos do PTB regional a Deputado Estadual estão se movimentando em Garanhuns: Romário Dias, Álvaro Porto e Washington Cadete. Embora não tenham oficialmente o apoio do prefeito Izaías Régis, têm a simpatia, já que fazem parte do projeto do candidato a governador Armando Monteiro.

Izaías ainda não definiu seu candidato a deputado estadual e se está aguardando a definição do PDT nacional, imagina-se, pela lógica, que o vereador Zaqueu Lins passa a ter a preferência, mas qualquer que seja o nome, não vai pegar mais o governo unido no apoio, pois as movimentações de Romário, Álvaro e Washington já conseguiram aliados importantes, e continuam buscando lideranças para seus projetos.

Se Izaías não proíbe estas conversações, é porque autoriza, mesmo que indiretamente. E parece que agora a meta é ganhar em Garanhuns, ser majoritário, mesmo que não eleja seu indicado. Izaías já não tem apoios regionais de sua época de deputado. Na eleição de 2014 para o candidato que decidir apoiar, o principal adversário parece ser Sivaldo Albino, que é o principal nome da oposição municipal, por vezes, único.

Curiosamente, a vice-prefeita, Rosa Quidute, que também poderia ter apoios já definidos dentro do governo, tem recebido um tratamento quase de candidata de oposição, com críticas públicas do prefeito. O PT estadual tem colocado a pré-candidatura de Rosa como uma das prioridades no interior do estado, e muita gente ainda acredita que seria o melhor nome para Izaías, pois não teria que custear a campanha, é aliada de um partido que o PTB correu para garantir o apoio, principalmente por conta de Lula e Dilma, e ainda liberaria a vaga de vice para uma futura composição eleitoral.

Mas Izaías criou uma situação pessoal que não pretende voltar atrás, antecipando a rejeição, a menos que seja costurado por cima, diretamente com Armando, o que é difícil, mas não impossível. É curioso ver Izaías elogiando sempre Álvaro, Romário e Washington e criticando Rosa Quidute, quando o PT é o principal aliado dos trabalhistas na campanha de 2014.

Gersinho Filho também continua com sua candidatura posta, e mesmo com o Solidariedade indo para Paulo Câmara, não é descartado receber o apoio do prefeito. De qualquer forma, é um nome de dentro do governo, apoia Izaías Régis e sua administração, e mesmo com o PS indo para a Frente Popular, Gersinho anunciou que está com Armando Monteiro.

Enquanto os de casa encontram dificuldades para esta movimentação dentro do governo, os três regionais caminham para formar fortes grupos de apoio, principalmente entre os aliados de Izaías.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.