domingo, 29 de junho de 2014

COPA DO MUNDO: A dependência de Neymar e possíveis mudanças na seleção brasileira

Vamos comemorar a classificação, que ao final da partida é o que importa. Mas isto não quer dizer que não devemos nos importar com as falhas, pois a tendência de uma competição por fases, assim como no vídeo game, é ir ficando cada vez mais difícil, e são estas falhas solucionáveis que precisam ser resolvidas para que não compliquem a chegada à final da copa.

O Brasil não tem meio de campo, sobrecarregando Oscar, o único criativo, que tem sido muito marcado e não tem jogado bem. Neymar precisa voltar para armar, ficando muito longe do gol adversário, até tenta arrancar na direção do gol, mas tem sempre um exército a sua frente. Não tem com quem tocar para tabelar, Fred e Hulk na frente parece que nem conversam.

Os cabeças-de-área que poderiam ajudar na criação não estão bem. Fernandinho entrou no lugar de Paulinho mas não fez esta diferença toda. Luiz Gustavo é o primeiro homem da marcação e não pode sair muito. Os reservas Hernanes e Ramirez também não conquistaram o espaço que pudesse melhorar o setor de criação da seleção.

Tirando uma falha aqui ou ali, estamos bem com os zagueiros, mas não nas laterais. Marcelo precisa de um choque de seriedade, mas ainda assim está melhor que Daniel Alves, que deveria perder a vaga para Maicon.

Mas o problema mesmo é na frente, Fred é parado e Hulk não tabela, não cruza, não entra na área. O quadrado que fazem com Neymar e Oscar está muito distante, não vemos uma jogada que dê resultado. 

Mas os reservas não têm entrado bem, assim, dependemos exclusivamente da magia de Neymar. Um lance de genialidade. Como ele não aconteceu contra o Chile, sofremos até o final.

Felipão pode fazer alterações, mas não trocar seis por meia dúzia como fez ao colocar Ramirez no lugar de Fernandinho. Precisa mudar o estilo, melhorar a criação no meio e jogar Neymar mais pra perto da área adversária. Poderia pensar na saída de Hulk ou Fred, avançando nosso melhor jogador e dando melhor toque de bola com a presença de Hernanes ou William no meio, ao lado de Oscar.

A Colômbia tem justamente no meio de campo seu melhor setor, com a presença de James Rodrigues, artilheiro da copa mesmo jogando com a camisa 10.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.