terça-feira, 1 de julho de 2014

Pernambuco volta a ter 25 Deputados Federais



Para resolver impasse criado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, por unanimidade, nesta terça-feira (1º) manter nas eleições de outubro o mesmo número de deputados por Estado conforme a divisão feita em 2010.

O STF havia derrubado resolução da Justiça eleitoral que havia alterado o tamanho das bancadas em 13 Estados (cinco Estados ganhariam parlamentares e oito perderiam, inclusive Pernambuco, que passaria de 25 para 24 Deputados Federais). A maioria dos magistrados declarou inconstitucional a lei complementar que dava poderes ao TSE para editar resoluções.

"Ficam mantidas as divisões das bancadas, por unanimidade, feitas para as eleições de 2010", afirmou o ministro Dias Toffoli, presidente do TSE ao proclamar o resultado.

A decisão tem impacto direto também na quantidade de cadeiras na Assembleia Legislativa, onde tem 49 Deputados Estaduais, e passaria para 48, conforme dispõe a Constituição Federal. Com a decisão de manter em 25 o número de Deputados Federais, a ALEPE mantém os 49.

Esta distribuição nacional se dá pela população nos estados, e a divisão percentual desta participação pelas 513 cadeiras. O STF havia modificado para adequar ao novo censo. O maior beneficiado seria o Pará, que ganharia quatro deputados.

Não vale para o senado, pois cada estado tem o número fixo de três senadores que representam o ente federativo.

PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO: G1 POLÍTICA

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.