terça-feira, 26 de agosto de 2014

PESQUISA IBOPE PARA PRESIDENTE 26/08/2014: Dilma mantém liderança, mas Marina encosta e venceria no segundo turno

Dilma continua liderando a corrida presidencial, mas acendeu o sinal vermelho no governo petista. Marina cresceu e encostou. A diferença é de cinco pontos percentuais, com 2% de margem de erro, o que poderia levar a diferença ser de apenas um pontinho.

A Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26) aponta Dilma com 34% das intenções e Marina Silva (PSB), com 29%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19%, seguido de Pastor Everaldo (PSC) e Luciana Genro (PSOL), com 1% cada um. Os outros seis candidatos somados acumulam 1%.

No cenário de segundo turno, Marina abriu larga vantagem: 45% a 36% contra Dilma, mas a presidente venceria Aécio Neves.

Encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo", a pesquisa é a primeira do Ibope com Marina Silva como candidata do PSB.

Logo cedo, o jornalista Lauro Jardim já havia apontado este cenário, embora com números inferiores para todos. Segundo o colunista da Revista Veja, Dilma teria entre 31% e 32%, enquanto Marina estaria entre 27% e 28%. O terceiro colocado é Aécio Neves (PSDB), teria entre 18% e 20%.

O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 175 municípios entre os últimos sábado (23) e segunda-feira (25). O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00428/2014.

Rejeição
Dentre os 11 candidatos a presidente, Dilma Rousseff tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Veja os números:

- Dilma Roussef: 36%
- Aécio Neves: 18%
- Pastor Everaldo: 14%
- Zé Maria: 11%
- Marina Silva: 10%
- Eymael: 9%
- Levy Fidelix: 9%
- Luciana Genro: 8%
- Rui Costa: 7%
- Eduardo Jorge: 7%
- Mauro Iasi: 6%

Avaliação do governo
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma tem a aprovação de 34% dos eleitores – no levantamento anterior, divulgado no último dia 7, o índice era de 32%. O percentual de aprovação reúne os entrevistados que avaliaram o governo como "bom" ou "ótimo".

A pesquisa mostra ainda que o índice dos que desaprovam a gestão, ou seja, consideram o governo "ruim" ou "péssimo", é de 27% (31% no levantamento anterior). Consideram o governo "regular" 36% (na pesquisa anterior, 35%).

O resultado da pesquisa de avaliação do governo Dilma foi o seguinte:
- Ótimo/bom: 34%
- Regular: 36%
- Ruim/péssimo: 27%
- Não sabe: 2%

G1 Globo.com

VEJA MAIS>

PESQUISA IBOPE: No Paraná, Marina está na frente de Dilma, em situação de empate técnico! Confira.

RÁDIO MÚSICA BRASIL MPB

Direitos do Autor

Copyright 2014 – RONALDO CESAR CARVALHO – Para a reprodução de artigos originais assinados pelo autor deste blog em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,é exigida a exibição do link da postagem original ou do blog.