O resultado da pesquisa do Ipespe divulgado pelo Díário de Pernambuco nesta segunda-feira foi comemorado por correligionários de Armando Monteiro e visto com reservas por lideranças da Frente Popular. Foi a primeira pesquisa divulgada por este instituto.
Quem torce por Armando viu no resultado que apontou o empate em 33%, como um recuo no crescimento de Paulo Câmara. Faltam exatamente 20 dias para a eleição, e a eleição voltaria a estar em aberto. Antes o pessoal de Armando cantava vitória, depois foram os socialistas com a virada sensacional. E agora, a pesquisa do Ipespe, mostra o empate. Toda leitura é feita em comparação com o resultado de pesquisas de outros institutos.
Os socialistas afirmam que o Datafolha aferiu corretamente quando apontou uma diferença de 6% a favor de Paulo Câmara, e que possivelmente a distância já esteja maior, pois somente na capital Armando já está 20% atrás . A região metropolitana concentra 40% do eleitorado do estado.
Na quarta-feira deve sair nova pesquisa Datafolha, e aí vamos ver como caminha a campanha.
Os socialistas não criticaram a pesquisa do Ipespe, como fez Armando e Humberto quando saiu a do IPMN mostrando, na época, a aproximação de Paulo. Eduardo Campos afirmava que não se deve criticar pesquisa, e sim fazer a leitura do que ela diz e ajustar a campanha. Parece que seus sucessores aprenderam direitinho.
Uma pesquisa mostrou uma situação de empate técnico, com apenas 2% a mais para o socialista. Outra deu uma frente de 6% para Paulo. E esta, números iguais. Em uma eleição acirrada, qualquer ponto faz diferença, já que existe uma antecipação de um segundo turno já para o primeiro, devido a pouca votação dos demais candidatos.
Vamos aguardar o que diz as próximas do Datafolha, IPMN e Ibope.